• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

1)
Assim, assistiu-se, a partir do fim do século XVIII, uma mudança drástica na fisionomia de diversos países da Europa Ocidental, sobretudo na Inglaterra - local em que primeiro se desenvolveu as relações capitalistas de produção capitalistas. Dentro do assunto, analise as afirmações a seguir de acordo com o pensamento de Marx e Engels:

I - Para Marx e Engels, onde quer que o capitalismo tenha se instalado, o fez destruindo as antigas relações sociais existentes para instaurar novas relações.

II - Para Marx e Engels, a burguesia não pode existir sem revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais.

III - Para Marx e Engels, o capitalismo é essencial. Esses pensadores interpretaram as transformações sociais advindas do capitalismo como a própria sociedade comunista, pela distribuição da riqueza.

Assinale a alternativa correta da questão:

Alternativas:

a)
Apenas a afirmação III está correta.

b)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.

c)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.

d)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.

e)
As afirmações I, II e III estão corretas.

2)
A Sociologia pode ser interpretada como a "ciência da crise". Ela aparece no contexto de grandes transformações sociais e no mundo marcado pela Revolução Industrial e Revolução Francesa. Sobre essa perspectiva histórica de surgimento da Sociologia, analise em "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:

( ) A Revolução Industrial não marca somente uma revolução nos processos produtivos, mas uma revolução na vida de enorme contingente de pessoas que viram, em um período muito curto, o solapamento de seus costumes, valores, estilos de vida e organização social.

( ) A Revolução Francesa (1789), segundo Giddens, "representou o triunfo das ideias e valores seculares, como a liberdade e a igualdade, sobre a ordem tradicional".

( ) A Revolução Francesa não pode ser considerada como marco das ideias políticas. Ela deve ser interpretada como uma mudança apenas no contexto francês e europeu do século XIX e nesse sentido, não pode marcar a passagem para a modernidade e importância sociológica.

Assinale a alternativa com a sequência correta da questão:

Alternativas:

a)
V - V - V.

b)
V - V - F.

c)
V - F - F.

d)
F - F - V.

e)
F - F - F.

Respostas

respondido por: adrianasantos62
4

Resposta:

1) 123 são as corretas.

Explicação:

2) D= ffv

Perguntas similares