• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ioneide65
  • Perguntado 7 anos atrás

O brincar atualmente está regulamentado a partir de uma série de leis, decretos e normativas. A partir da relação entre o brincar e a legislação vigente, podemos afimar que o brincar :​

Respostas

respondido por: isis1801
5

Resposta:

  • A legislação brasileira reconhece explicitamente o direito de brincar, tanto na Constituição Federal (1988), artigo 227, quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), artigos 4º e 16, mas ainda não oferece as condições para que esse direito seja exercido plenamente por todas as crianças. Outros direitos e princípios do ECA guardam direta relação com o brincar, dentre os quais destacamos, direito ao lazer (art. 4º), direito à liberdade e à participação (art. 16), peculiar condição de pessoa em desenvolvimento (art. 71).

  • A importância do brincar já foi reconhecida, também, em diversos documentos legais internacionais e nacionais, dos quais destacamos a Convenção dos Direitos da Criança – CDC, no Art. 31. No Brasil existem várias organizações que defendem o direito de brincar, entre elas a IPA Brasil, que compõe a Rede Nacional Primeira Infância ao lado de outras congêneres.

respondido por: FrancielleLouise
9

Resposta:

A) É considerado um direito desde a Revolução Francesa.

B) Nunca foi considerado um direito da criança e do adolescente.

C) Desde sempre foi considerado um direito da criança.

D) É um direito garantido no Estatuto da criança e do adolescente (ECA).

Explicação:

Acertei curso online

Perguntas similares