Respostas
Resposta:
No geral, a reciclagem de plástico descartado consiste, basicamente, em três processos:
Coleta e separação: é a separação dos resíduos de acordo com o seu material;
Revalorização: é a fase na qual o material já separado passa por um processo que faz com que ele volte a ser matéria-prima;
Transformação: fase em que o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.
Agora que já sabemos quais são os processos básicos da reciclagem, vamos entender como se dá o processo de transformação dos materiais. Existem três tipos de reciclagem, que geram diferentes tipos de produtos e benefícios:
1) Reciclagem Mecânica
É o método mais comum. Ele consiste em transformar os plásticos (tanto os oriundos de sobra industrial - sobras virgens do processo produtivo - quanto os descartados pós-consumo - materiais recuperados no lixo por meio da coleta seletiva) em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, como sacos de lixo, pisos, mangueiras, embalagens não-alimentícias, peças de automóveis, entre outros.
O modo de funcionamento já é conhecido por quem está antenado no mundo da reciclagem. Primeiro, ocorre a coleta dos plásticos descartados por meio de associações de catadores, cooperativas ou pela coleta municipal. Em seguida, nesses locais, ocorre a separação, a triagem dos diferentes tipos de plástico e a limpeza, para retirar restos de sujeira dos conteúdos. Depois de todo esse processo, o plástico granulado é produzido. Saiba mais em "O que é reciclagem mecânica?".
2) Reciclagem Química
Trata-se do modelo mais elaborado, que reprocessa os plásticos para transformá-los em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de elevada qualidade.
Se compararmos a reciclagem química com a mecânica, ela tem uma maior flexibilidade sobre a composição e é mais tolerante a impurezas, ou seja, não requer uma triagem tão minuciosa. No entanto, o modelo químico é mais caro e necessita de enormes quantidades de plástico para ser economicamente viável.
Para saber mais a respeito, acesse "O que é reciclagem química?".
3) Reciclagem Energética
Consiste na tecnologia que faz a reciclagem de plásticos por meio de sua transformação em energia térmica e elétrica, através da incineração, permitindo o aproveitamento do poder calorífico armazenado nos plásticos. Além disso, esse tipo de reciclagem permite também que os plásticos sejam aproveitados como combustível.
A reciclagem energética é muito importante, pois cria novas matrizes energéticas e traz ainda um grande benefício para as cidades, aliviando o peso da questão do destino do lixo urbano.
Explicação: