Boaventura de Sousa Santos, define multiculturalismo como solidariedade, segundo ele , só é possível pensarmos em uma sociedade multicultural via o “reconhecimento do outro”, ou seja, o outro é visto como capaz de produzir conhecimento, e esta capacidade de produção é que emancipa. (Santos, 2000:30).
No caso do Brasil, por muito tempo o que se viu foi o silenciamento das culturas aqui
existentes, por conta da destruição das formas de saber desses povos.
Dessa forma, algumas culturas foram silenciadas no seu modo de ver e conhecer o mundo, como a cultura indígena, que foi silenciada com o extermínio de milhares de indígenas.
Diante de uma nação que segregou e exterminou o diferente, como podemos fazer com que culturas há muito tempo silenciadas e/ou ignoradas falem?
I. por meio da educação, ou melhor, na escola que recebe cotidianamente alunos pertencentes a culturas há muito silenciadas e ignoradas.
II. por meio mudança do enfoque da escola para uma atuação que considere a
multiculturalidade presente em nossos espaços sociais e indica que se repense também todos os outros componentes da atuação educativa na perspectiva intercultural.
III. por meio da estruturação que se coloca para além de um processo de conscientização, para uma formação integral e crítica que busca no reconhecimento das distintas expressões culturais.
IV. por meio da família, uma vez que a escola que recebe cotidianamente alunos pertencentes a culturas homogêneas.
V. por meio de aprender a conviver que independe de reconhecer que nossa realidade não se enquadra em parâmetros universalistas de cultura e sociedade.
Estão corretas as alternativas:
A. I, II, III
B. I, II, III, V
C. I, II, III, IV, V
D. I, II
E. I,II,III, IV
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Entre em contato cmg para conversarmos
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás