A sociedade atual tem exigido um volume de informações muito maior do que em qualquer época do passado, seja para realizar tarefas corriqueiras e opções de consumo, seja para incorporar-se ao mundo do trabalho, seja para interpretar e avaliar informações científicas veiculadas pela mídia seja para interferir em decisões políticas sobre investimentos à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias e suas aplicações. (MEC/SEF, 1997). Frente a essa sociedade, em ritmo acelerado de mudanças, a necessidade de reestruturação no ensino das Ciências tornou-se imperativo. As afirmativas abaixo, retiradas do caderno 4 dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem relação com a tendência atual do ensino de Ciências. Marque V, se forem verdadeiras e F, se forem falsas. I. Ao se considerar o ensino fundamental como um nível de escolarização obrigatório no Brasil, não se pode pensar no ensino de Ciências como um ensino propedêutico, voltado para uma aprendizagem efetiva em momento futuro. A criança não é cidadã do futuro, mas já é cidadã hoje, e, nesse sentido, conhecer ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação social e viabilizar sua capacidade plena de participação social no futuro. II. Mas o percurso das Ciências tem rupturas e depende delas. Quando novas teorias são aceitas, convicções antigas são abandonadas em favor de novas, os mesmos fatos são descritos em novos termos, criando-se novos conceitos, um mesmo aspecto da natureza passa a ser explicado segundo uma nova compreensão geral, ou seja, um novo paradigma. III. Atualmente, em meio à industrialização intensa e à urbanização absurdamente concentrada, também potenciadas pelos conhecimentos científicos e tecnológicos, conta-se com a sofisticação da medicina científica das tomografias computadorizadas e com a enorme difusão da teleinformática. Ao mesmo tempo, convive-se com ameaças como o buraco na camada de ozônio, a bomba atômica, a fome, as doenças endêmicas não controladas e as decorrentes da poluição. A associação entre ciência e tecnologia se amplia, tornando-se mais presente no cotidiano e modificando, cada vez mais, o próprio mundo. IV. Para o ensino de Ciências Naturais, é necessária a construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a tecnologia e com a sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: Escolha uma: a. F,F,V,V. b. V,V,V,F. c. V,V,V,V. d. V,F,V,V. e. F,V,V,V.
Respostas
respondido por:
64
c. V,V,V,V.
As demandas atuais de educação divergem das demandas passadas, o que se reflete na importância das instituições educacionais se atualizarem e contratarem profissionais qualificados para as práticas pedagógicas.
Diante disso, o ensino de Ciências encontra-se mais dinâmico e aprofundado, no sentido de criar cidadãos preparados para o futuro, possibilitando o desenvolvimento intelectual, moral e social.
respondido por:
56
Resposta:
b) V,V,V,V.
RESPOSTA CORRETA
Todas estas afirmativas apontam para a tendência atual do ensino de Ciências.
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás