Respostas
Resposta:
A avaliação psicológica é um processo de investigação que norteia o olhar do psicólogo no que se refere à condição emocional de um paciente. Através desta, pode-se desvendar características profundas da personalidade de uma pessoa. Esta pode se dar de forma qualitativa e/ou quantitativa, ou seja, o profissional pode lançar mão somente de entrevistas ou aplicar teste psicométricos que auxiliem na confirmação das hipóteses iniciais.
Explicação:
O psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica comumente realizada por ter objetivos fundamentalmente clínicos e por detectar os potenciais e déficits do funcionamento psicológico do indivíduo.
Este tipo de investigação auxilia na complementação de avaliações realizadas por outros profissionais tais como psicopedagogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, neurologistas ou gera encaminhamentos para os mesmos conforme o diagnóstico encontrado pelo profissional.
A avaliação pode ser adaptada para as mais diversas faixas etárias e engloba técnicas específicas de acordo com a demanda. A avaliação de crianças, por exemplo, deverá contar com entrevistas com pais ou responsáveis para que o máximo de informações possam ser colhidas. O número de sessões pode variar entre 5 e 8 sessões, sempre dependendo da demanda a ser avaliada e o objetivo da investigação. Esta pode contemplar o uso de testes psicológicos e conta com uma entrevista de devolução onde será dado um retorno ao paciente ou responsáveis a respeito dos resultados encontrados na avaliação. Após, cabe ao paciente seguir as recomendações dadas pelo profissional.