Leia o texto a seguir e responda as questões.
a)Identifique no texto o ponto de vista defendido pelo autor e os argumentos que ele levanta para explica-lo .
b)Segundo o texto, a diferença entre o que foi dado aos indígenas e o que lhes foi tirado foi positiva ou negativa para eles? Justifique.
c) Que ideia desse discurso relevam a visão europeia da colonização?
d) Dê sua opinião sobre as ideias defendidas por López de Gomara.
Respostas
A) O autor defende que a chegada dos espanhóis à América foi extremamente positiva para os índios, pois deu-lhes civilidade, substituindo seus antigos costumes pelos europeus. Seu argumento em defesa dessa reeducação reside na comparação entre os próprios nativos e os espanhóis: estes, por terem construído todo um império que transcende oceanos, são vistos como superiores e, portanto, modelos a serem seguidos por quaisquer povos que busquem sucesso.
B) De acordo com o texto, a tomada do ouro americano pelos espanhóis foi perfeitamente justificada e, portanto, positiva, pois o ouro aqui é tratado como mera ferramenta de manutenção do sistema, ao passo que a educação providenciada pelos espanhóis é vista como um benefício impagável.
C) A ideia da superioridade européia, o eurocentrismo, é reforçada pela narrativa, já que os colonizadores veem-se como se no dever de desbravar novas terras e alienar outros povos para a sua mentalidade, como se tudo que é feito por eles fosse melhor, mais correto.
D) (Opinião pessoal).