1) "Embora o desemprego seja uma característica inerente ao modo de produção capitalista, o que vivenciamos hoje é um índice alto de desemprego provocado pela automação, pela informação e pelo endurecimento das leis de mercado". Com base nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - O desemprego é quase sempre involuntário. PORQUE II - É resultado da dinâmica econômica e social. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
2) "Há autores, no entanto, que sistematizam de modo mais ou menos consistente e convincente suas idéias sobre a sociedade global, como um todo ou em algumas das suas partes. Ultrapassam o nível das indicações ou intuições preliminares. Focalizam diretamente a problemática da globalização, colaborando no sentido de equacionar essa problemática em suas implicações empíricas, metodológicas, teóricas e, em certos casos, também epistemológicas". Sobre o conceito de globalização é correto afirmar que: Alternativas: a) Diz respeito a todos os processos por meio dos quais os povos do mundo são incorporados em uma única sociedade mundial, a sociedade global. b) Corresponde as tentativas de compreensão das trocas culturais entre os diferentes povos do mundo e das relações econômicas daí originadas. c) Diz respeito aos processos em que um povo com maior poderio econômico subjuga aqueles ainda em desenvolvimento e daí obtém lucro. d) Corresponde as possibilidades surgidas a partir da revolução tecnológica e do desemprego estrutural que atinge os países em desenvolvimento. e) Diz respeito à incorporação, nas diferentes regiões do globo, dos aspectos culturais estadunidenses, como o cinema e a música pop.
3) "Parece que em nossa sociedade, marcada pela globalização e pela sociedade formada em rede, os melhores espaços e oportunidades de trabalho serão dados àqueles que dominam as novas tecnologias e os novos letramentos". Sobre o desemprego dos jovens das classes trabalhadoras, analise as seguintes sentenças: I - Os jovens viraram cidadãos de segunda classe no mundo do trabalho devido à precarização ocupacional que eles enfrentam. II - Os jovens encontram-se atualmente condenados a vagar de estágio em estágio ou de pequeno serviço a outro, ou seja, estão em busca de estratégias de sobrevivência. III - Os jovens são expostos à precarização, ao emprego informal e ao desemprego. IV - Com a globalização, os jovens ganharam espaço no mercado de trabalho por dominarem novas tecnologias, o que faz com que a taxa de desemprego seja pequena nessa faixa etária. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Alternativas: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. d) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. e) Apenas a afirmativa IV está correta.
4) "Na visão de Turolla (2004), a Globalização permitiu uma elevação dos fluxos de capitais, de mercadorias e de investimentos diretos, porém causou expansão da desigualdade entre os países ricos e pobres". Sobre a globalização, analise as seguintes sentenças: I - A globalização tem impacto direto na desigualdade social, dando a ela novas feições. II - Segundo Giddens, na Globalização, houve a ampliação do poder das multinacionais, o que tem feito os trabalhadores competir em uns contra os outros por um salário que lhes proporcione viver e ao mesmo tempo aceitarem condições muito precárias de trabalho. III - A globalização propicia novas formas de democratização do acesso a informação e aos bens de consumo produzidos a partir dos avanços tecnológicos, gerando um ciclo de crescimento econômico e a melhoria das condições de vida em diferentes partes do globo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta: Alternativas: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) Apenas a afirmativa III está correta. d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Respostas
Resposta:
1- a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
2- a) Diz respeito a todos os processos por meio dos quais os povos do mundo são incorporados em uma única sociedade mundial, a sociedade global
QUESTÃO 1
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Atualmente, fatores como a automação e o endurecimento das leis de mercado (que são parte da dinâmica econômica e social) agravaram o quadro de desemprego. Geralmente os indivíduos que estão sem trabalhar não estão nessa situação por vontade própria, mas por não conseguirem um emprego.
QUESTÃO 2
a) Diz respeito a todos os processos por meio dos quais os povos do mundo são incorporados em uma única sociedade mundial, a sociedade global.
O conceito de globalização se alinha com as novas tecnologias, tecnologias essas que impactam fortemente no que se refere à comunicação em tempo real, assim como também na disseminação de valores culturais (a nível global). Perante isso, o mundo globalizado é extremamente conectado, o que possibilita uma maior velocidade de informações, ações e acontecimentos.
QUESTÃO 3
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
A única afirmativa incorreta é a IV, que afirma que a taxa de desemprego é pequena na faixa etária citada (dos jovens), o que não é verdade.
QUESTÃO 4
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Corretas:
I - A globalização tem impacto direto na desigualdade social, dando a ela novas feições.
II - Segundo Giddens, na Globalização, houve a ampliação do poder das multinacionais, o que tem feito os trabalhadores competir em uns contra os outros por um salário que lhes proporcione viver e ao mesmo tempo aceitarem condições muito precárias de trabalho.
Bons estudos!