Respostas
Resposta:
a produçao da perola da ostra na verdade é um meio de defesa dela onde um obejto indesejado como por exemplo um grão de areia vai entrar la e pera evitar o "perigo" a ostra produz varias camadas de nácar de deixa a perola bem lisa e isolada de todo seu organismo isso faz com a perola no machuque a ostra e nem contamine.
resumo
a perola nd mais do um grao de areia que vai coberto por varias camadas de nacar que é ua substancia que a ostra produz e tudo isso ocorre como meio de defesa da ostra
Explicação:
Resposta:
Nem todas as ostras formam pérolas, somente as perlíferas que fazem parte das famílias Pteriidae (de água salgada) e Unionidae (de água doce)..
O mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga. A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola.
Depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida. As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme. “Mas o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga. Por isso, as esféricas são tão valiosas.
Explicação: