O controle burocrático tem por objetivo tornar processos passíveis de verificação e de previsibilidade. Quando o controle se estende ao campo social, é o comportamento das pessoas que se deseja controlar. Para isso, são desenvolvidas normas e regras que mitigam a ação subjetiva dos sujeitos e os condicionam a agir de forma racional e previsível. O problema é que esse tipo de controle traz efeitos colaterais para as relações sociais e, muitas vezes, prejuízos ao funcionamento das organizações. Entre os efeitos negativos do controle sobre as pessoas, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) As pessoas submetidas a regras e controles burocráticos se tornam menos criativas.
( ) A burocracia permite que os processos subjetivos sejam mapeados e controlados de forma inequívoca.
( ) As relações impessoais resultantes de ambientes altamente regulados por normas favorecem o individualismo e isso pode levar à perda dos objetivos compartilhados.
( ) O cumprimento das regras se tornam o objetivo central da organização e as pessoas perdem de vista o objetivo da atividade como um todo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Aa) V, F, V, F
Bb) V, V, F, F
Cc) F, F, V, F
Dd) V, F, V, V
Ee) F, V, V, V
jaquebittencourt:
Quem já finalizou? Resposta B ou D?
Respostas
respondido por:
27
Resposta:D
Explicação:
respondido por:
8
A alternativa B) é a correta.
A subjetividade das pessoas não pode ser eliminada, apenas atenuada, e mesmo assim, por pouco tempo, já que é impossível padronizar o comportamento e o desempenho humano.
O controle excessivo pode ser perigoso para a empresa, porém, se usado moderadamente, é possível manter o cumprimento de regras da empresa, e permitir que os processos subjetivos sejam mapeados e controlados, ao menos em parte.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás