1)
Há que se problematizar que, se não cuidarmos da preservação da cultura popular, a tendência é que ela desapareça, uma vez que a cultura de massa tem muito mais força econômica e midiática para se difundir. Esse processo leva à extinção das manifestações populares, já que estas dependem da força de vontade pessoal daqueles que as realizam. (TATIT, Diana. A dança como brincadeira na cultura brasileira).
Diante do trecho acima, reflita e assinale as afirmativas que apresentem pontos importantes para se levar as danças tradicionais à escola, sem extingui-las.
I. A manutenção dessas manifestações deve ser de responsabilidade do Estado, para que não se percam os elementos que nos constituem e fazem parte da nossa identidade cultural.
II. A educação formal também possui responsabilidade em proporcionar a aprendizagem cultural dos alunos e de seu povo.
III. O indivíduo precisa ser reconhecido como um ser integral, pertencente a uma cultura, fundamental na construção do sujeito.
IV. As manifestações populares fazem parte da nossa cultura, devendo ser apresentadas aos alunos de forma superficial e trazendo consigo suas marcas culturais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas nas afirmativas I, II e IV.
b)
Apenas nas afirmativas I, III e IV.
c)
Apenas nas afirmativas II e III.
d)
Apenas nas afirmativas I, II e III.
e)
Nas afirmativas I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:Apenas nas afirmativas I, II e III.
Explicação:
respondido por:
4
d) Apenas nas afirmativas I, II e III.
Dentre as afirmativas, somente a IV encontra-se incorreta, pelo fato de que as manifestações populares representam um direito de todo cidadão, e por conta disso, devem ser apresentadas durante o processo educacional de forma concreta e aprofundada, favorecendo o desenvolvimento da consciência política.
Diante disso, o individuo deve ser educado de forma integral, seja em espaços formais, não-formais ou informais da educação.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás