Respostas
Deus cumpriu esta promessa, abençoando tanto a Abraão como aos seus descendentes em Gênesis 13.15-16 diz: Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. ... Deus cumpriu sua promessa de tal forma na vida de Abrão que conhecemos ele como o Pai na fé.
Resposta:
1. Muitos descendentes
Abraão e Sara eram muito idosos e não podiam ter filhos mas Deus prometeu que ainda teriam um filho. Esse filho teria muitos descendentes, que se tornariam uma grande nação (Gênesis 15:4-5). Quando Abraão tinha 100 anos, Sara deu à luz Isaque. Os descendentes de Isaque se tornaram a nação de Israel, que existe até hoje e é muito numerosa.
Além dos descendentes naturais, Abraão também tem muitos descendentes espirituais. Todos que crêem em Jesus são filhos de Abraão, porque Abraão foi salvo por crer em Deus (Romanos 4:16-17). Por isso, Abraão é conhecido como o “pai da fé”.
2. Uma terra para morar
Deus prometeu a Abraão que seus descendentes herdariam a terra onde ele morou como estrangeiro (Gênesis 15:18-21). Abraão morou o resto de sua vida em tendas mas, 400 anos depois, os israelitas conquistaram o território de Canaã, que se tornou o país de Israel.
Abraão não recebeu apenas uma herança física. Ele também recebeu uma herança eterna (Mateus 8:11). O Céu é a verdadeira casa de Abraão e de todos que crêem em Jesus!
3. Uma bênção para todos os povos
Essa foi a maior promessa que Deus fez a Abraão – ser uma bênção para todos os povos (Gênesis 12:2-3). Através dos descendentes de Abraão, Deus revelou Seu plano para salvar o mundo. Jesus, o salvador do mundo, era descendente de Abraão. Ele veio para salvar todas as pessoas do pecado. Sua morte e ressurreição abençoa pessoas em todo mundo até hoje!
Abraão não viu o cumprimento dessas três promessas mas ele creu em Deus. Ele já foi abençoado por conhecer essas promessas e saber que Deus as iria cumprir (João 8:56). As promessas de Deus para Abraão não foram uma bênção só para ele, são uma bênção para todos nós!