Respostas
Resposta:
Quando a coroa portuguesa instalou-se no Rio de Janeiro, iniciou nesta cidade uma série de modificações para que ela pudesse ter a estrutura necessária.
Estas mudanças iniciaram um profundo processo de modernização e desenvolvimento para o Estado. O motivo da mudança para o Rio de Janeiro foi de ordem estratégica: em caso de uma invasão francesa, o Rio de Janeiro estava mais bem localizado do que Salvador.
Como nova sede do Império, o Rio de Janeiro concentrou todas as funções administrativas e políticas internas e externas. A distribuição dos cargos dessa nova estrutura de administração baseou-se em apadrinhamentos e nepotismo, o que caracterizou um predomínio português nos cargos.
O desenvolvimento urbano promovido por Dom João VI, como a criação do Jardim Botânico e a construção de diversos prédios públicos, trouxe um aumento populacional para a cidade, causando mudanças no modo de vida da sociedade que cada vez mais assimilava costumes europeus, influenciado pelos portugueses.
Foi também na época de Dom João que o Brasil teve a sua extensão territorial alterada, com a aquisição da Cisplatina[1], em 1817.