• Matéria: História
  • Autor: EDUARDACUSTODIO1
  • Perguntado 9 anos atrás

QUAL DESENVOLVIMENTO DA REVOLTA BALAIADA DO MARANHÃO? ME RESPONDA ATE AMANHA

Respostas

respondido por: FBelmont
16
No ano de 1838 , surgiu um movimento no Maranhão , que era contrário ao poder e aos aristocratas rurais ; nesse mesmo ano , Raimundo Gomes ( líder desse movimento ) , com a intenção de libertar seu irmão que estava preso em vila Manga , invadiu a prisão libertando todos que estavam presos . Após isso , foi criado o termo balaios , que era , os presos refugiados armados . Os balaios começaram a conquistar alguns territórios , como por exemplo , a tomada de Caxias . Vendo que não estava dando mais para suportar , o governo uniu tropas de diferentes províncias para atacá-los .
O governo imperial nomeou o coronel Luís Alves de Lima e Silva como governador da província do Maranhão e Comandante Geral das Forças Militares . Tendo todo esse poder , o general ( futuro Duque de Caxias ) , atuou no combate aos revoltosos e conquistou a vila de Caxias.

Após algumas derrutar , o lider do movimento , Raimundo Gomes , se rendeu.

Apóis a morte do Raimundo , Cosme ( ex-escravo e um dos principais chefes do movimento ) assumiu a liderança do movimento e partiu em fuga para o sertão . A partir daí , a força dos balaios começou a exceder , até que , em 1840 , um grande número de balaios se render . Pouco tempo tepois , todos os outros igualmente se renderam . Com o completo fracasso do movimento , Cosme foi enforcado .

EDUARDACUSTODIO1: esse é o desenvolvimento
EDUARDACUSTODIO1: mas qual é o ponto principal
EDUARDACUSTODIO1: me responda ate 14:00 ate hoje
FBelmont: Como assim o ponto principal ? O climax ?
Perguntas similares