QUESTÃO A
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério foi instituído pela Emenda Constitucional n. 14, de 12 de setembro 1996. Posteriormente, em 19 de dezembro de 2006, mediante Emenda Constitucional n. 53, foi criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério. Disserte, em um texto, sobre as principais diferenças entre o Fundef e do Fundeb e, aponte qual a importância destes dois fundos para a educação pública brasileira.
QUESTÃO B
Em uma escola pública de São Paulo, há um espaço destinado pela coordenação pedagógica, para debates e trocas sobre técnicas inovadoras de ensino e sobre temas pertinentes à formação destes professores. Um dos professores, mais “velho de casa”, descontente com aquele momento que ele chama de “desperdício de tempo”, reproduz falas como: “Antigamente que era bom. Não tínhamos que ficar fazendo hora na escola. Dávamos a aula e pronto. Agora, até para dar aula para crianças, é preciso fazer faculdade e, depois, ainda temos que ficar estudando, estudando...”
Outros professores começaram a discordar e o encontro virou um debate. Para mediar aquela balbúrdia, a gestão pedagógica precisou intervir.
O que você, enquanto coordenador(a) pedagógico(a), argumentaria para esclarecer a situação? Contraporia a fala inicial do professor? Ou a reforçaria?
Respostas
respondido por:
3
É importante que o coordenador elabore uma série de questionamentos sobre os expostos com o intuito de entender como aquela pensamento, no caso a a apresentação aos demais professores, foi colocada em prática.
Essa estratégia é interessante pois o coordenador poderá ao longo das perguntas estimular os professores a entender como os processos se deram, além de criar uma relação dinâmica e centrada para observar sua pesquisa.
eliana3562:
obrigado
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás