Desde a construção dos primeiros termômetros até a análise de dados por meio de satélites e supercomputadores, a meteorologia - a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos aumentou enormemente o grau de previsão do tempo.
Geografia atualidades 2014, p. 46.
Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre os fenômenos atmosféricos terrestres, pode-se dizer que
a) a chuva frontal ou orográfica ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.
b) a chuva orográfica, também chamada de chuva convectiva, ocorre quando a massa de a sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.
c) a massa de ar constitui-se como um corpo de ar com características próprias de umidade, pressão e temperatura, herdadas, por sua vez, das diferentes regiões da superfície terrestre.
d) a Troposfera, também conhecida como Tropopausa, representa a camada atmosférica mais importante para o ser humano, por concentrar a maioria dos fenômenos atmosféricos.
e) geralmente as áreas anticiclonais ou de baixa pressão atmosférica são áreas dispersoras de ventos, enquanto as áreas de alta pressão atmosférica ou ciclonais são zonas receptoras de ventos.
Respostas
c) a massa de ar constitui-se como um corpo de ar com características próprias de umidade, pressão e temperatura, herdadas, por sua vez, das diferentes regiões da superfície terrestre.
A meteorologia consiste no ramo da ciência que realiza o estudo dos fenômenos atmosféricos. Os fenômenos meteorológicos são fenômenos que ocorrem na atmosfera terrestre e envolvem vento, umidade, precipitações, nuvens, entre outros elementos.
De acordo com estudos meteorológicos realizados, as massas de ar constituem em corpos de ar que se caracterizam pela umidade, pela pressão e pela temperatura que apresentam devido ao local da superfície terrestre que se encontram.
Bons estudos!
Resposta: Alternativa letra: (C)
Explicação: As massas de ar, que se formam em uma determinada região, são grandes volumes (pacotes) dotados de características naturais (pressão, temperatura, umidade). Através dos ventos, elas se deslocam para outras regiões do globo, modificando as condições climáticas.