4-Qual o perigo dos jovens (com relação às drogas) que sempre tiveram tudo do bom
e do melhor e que nunca enfrentaram dificuldades na vida?
5- O que acontece na vida de um jovem que se droga toda vez que encontra um
problema sério?
6- A que leva o excesso de confiança que muitos jovens têm em si mesmos?
7- No seu entender, as drogas conseguem tirar alguém da solidão?
8- Será que as drogas realmente libertam as pessoas?
Respostas
Resposta:
5- Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois a consequência dessa atitude na vida de um jovem vai depender de muitos outros fatores, incluindo a própria personalidade de cada um, o tipo de droga, a quantidade usada, a qualidade da droga, a existência ou não de transtornos psiquiátricos... não é algo que se possa generalizar, cada caso é um caso. Contudo, saindo da psicologia e entrando na área da neurociência/psiquiatria é possível afirmar que o uso continuo de drogas afeta o sistema de gratificação do indivíduo. A droga fornece uma "solução" mais rápida e fácil do que lidar e resolver os problemas de outras formas, isso acaba alterando todo centro de gratificação cerebral, a pessoa terá dificuldades em esperar para colher o fruto de seus esforços em outras áreas da vida, passando a buscar sempre por um meio mais rápido. A droga altera a produção e liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina, melatonina, ocitocina, dentre outros, isso mexe com as emoções da pessoa. Por isso é fundamental que estes jovens busquem ajuda e que a sociedade em geral procure ter compaixão por quem se encontra nessa situação, pois ao contrario do que muitos pensam, o uso de drogas não é apenas questão de opção, ninguém sabe o que está se passando pela vida da pessoa, como ela se sente, suas dores, suas dificuldades, e até mesmo as alterações químicas do cérebro que podem estar literalmente levando a pessoa a fazer uso continuo de drogas. A dependência química é considerada uma doença e se não tratada com abstinência, terapia e em alguns casos até uso de medicamentos, pode levar pessoas normais a venderem suas coisas, se prostituirem, pedirem dinheiro e ate roubarem para conseguir mais drogas, isso devido a descompensação dos hormônios que atuam no cérebro que fazem a pessoa FISICAMENTE depender do entorpecente para se sentirem "bem" e não ficarem agoniados.
6- muitas vezes a confiança provém do tipo de criação (até mesmo uma criação familiar cuidadosa pode ter esse efeito) , do circulo social, por influencia de filmes, a própria personalidade, e na minha opinião, principalmente a ignorância, a pessoa não sabe o risco que corre.
7- momentaneamente, talvez. mas duradouramente, com certeza não.
8- De forma alguma, jamais, nunca, never, não mesmo. Droga aprisiona. Faz de você um refém. Te acorrenta. Não tem como prever quem vai usar ocasionalmente e quem vai viciar, uma vez que você abre essa porta, a "sorte" está lançada, pode ser que você seja um dos sortudos que não se viciem, mas pode acontecer o contrário e ai... bom... ai não há liberdade alguma, você não dorme sem fumar maconha, não socializa sem beber ou cheirar cocaina, não passa um dia sem um cigarro, não consegue se acalmar sem rivotril, não consegue curtir uma festa sem tomar ecstasy ou lsd, não estuda sem ritalina. enfim, FIQUE FORA DESSA. digo isso pois eu sou uma das que se ferrou nessa "brincadeira", é sério, FIQUEM FORA, MUITO FORA DAS DROGAS!
Explicação: