• Matéria: Pedagogia
  • Autor: edilanenegadi
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo a Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais (Brasil, 2013), deve-se trabalhar a educação em direitos humanos a partir da perspectiva de (...) uma escola viva e dinâmica, com práticas educacionais que estimulem a participação de toda a comunidade escolar no seu destino e que legitimem processos participativos. Assim como por acreditarmos ser necessário estar em sintonia com uma educação dialógica como meio para a construção da cidadania, viabilizando um trabalho com os envolvidos e não somente sobre eles.

Sendo a sala de aula um locus para a difusão do conhecimento e para a busca democrática que considere sua diversidade cultural, étnica e sexual, é necessário:

I – Compreender as categorias de gênero, sexualidade e diversidade como expressões dos sujeitos no espaço escolar.

II – Problematizar as presenças, silêncios e ausências sobre os marcadores de gênero, sexualidade e diversidade na sala de aula numa perspectiva interdisciplinar.

III – Analisar a concepção de heteronormatividade difundida na sociedade, além de reafirmar e consolidar os estigmas e estereótipos.

(BRASIL. Cadernos SECAD 4 – Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer e superar preconceitos. Ministérios da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: MEC, 2007)

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:

Alternativas:

a)
Apenas I.

Alternativa assinalada
b)
Apenas I e II.

c)
I, II e III.

d)
Apenas II.

e)
Apenas III.


sebastiaoferreiradas: Alguém sa essa resposta porque eu acho que é C

Respostas

respondido por: Matheusieti
5

Apenas a alternativa I está correta.

A LDB é proposta para toda a educação, incluindo o ensino além do fundamental.

Além disso, a gestão democrática não é facultativa pois deve ser colocada em prática.

A estrutura de avaliação da LDB parte da avaliação humanizadora faz parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado, onde o educador busca desenvolver suas potencialidades em igualdade com o restante da turma, auxiliando no ensino para que os índices de avaliação sejam positivos.


Vanessahille: vc tem certeza da resposta?
respondido por: mararocha2009
0

Resposta c

Explicação:  viabilizar um trabalho com os envolvidos e não somente sobre eles.

Perguntas similares