• Matéria: História
  • Autor: juliakunzel001
  • Perguntado 7 anos atrás

Roma Antiga. Sobre as disputas pelo poder existentes naquele periodo, quais foram as classes sociais que participaram dessas mudanças e que interesses elas representavam? Como esses interesses entravam em choque?

Respostas

respondido por: joaopaulomeireoxolhq
1

Resposta:

A sociedade romana era dividida em cinco grupos sociais distintos:

Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. No topo da pirâmide social romana, compunham a minoria da população.

Plebeus: formavam a maioria da sociedade romana. A Plebe era composta basicamente por pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres. Possuíam poucos direitos políticos e de participação na vida religiosa.

Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres. Tinham apoio econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda em trabalhos e questões militares.

Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma. Os escravos eram, em sua grande maioria, presos de guerra. Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçais domésticos. Na época do Império Romano, o número de escravos aumentou de forma extraordinária.

Libertos: ex-escravos que obtinham a liberdade por concessão de seus proprietários, por abandono ou até mesmo pela compra própria da liberdade. Geralmente trabalhavam para seu ex-dono.

Explicação:

Em particular durante os primeiros dias da República, a luta de classes era muito intensa em Roma. A classe governante era composta pelos patrícios, nome oriundo da palavra latina "pater", equivalente a pai. Ser um patrício era algo que se herdava dos pais, e só eles durante séculos, poderam desempenhar os altos cargos do Estado.

Os seus rivais eram os plebeus, do latino plebs, as massas. Estes eram os camponeses, os trabalhadores e os comerciantes, que durante muito tempo não poderam ocupar cargos públicos. Cerca do ano 200 a. C. obtiveram igualdade política ante os patrícios.

Surgiu eventualmente uma nova classe, os nobiles, oriundos de ambas as classes anteriores e cujo poder derivava das suas riquezas substituíndo os patrícios como classe governante.

Perguntas similares