• Matéria: Pedagogia
  • Autor: anauepravoce
  • Perguntado 7 anos atrás

O contexto cultural contemporâneo pode ser caracterizado pela fragmentação do conhecimento, pelo processo de globalização econômica e cultural e pelo embate entre a razão instrumental e o irracionalismo. Tal caracterização requer uma atuação docente que leve em conta uma interlocução entre a filosofia e a didática, no sentido de que o ensino e a aprendizagem possam, segundo Rios (2001), estabelecer:


Escolha uma:

a. Articulação estreita entre saberes e capacidade, trabalho interdisciplinar e mobilização crítica e criadora das dimensões humanas em sua totalidade.

b. Diálogo entre as disciplinas curriculares, análise da conjuntura econômica e equilíbrio entre razão e emoção.

c. Relação dialética entre conhecimento e realidade, vigilância crítica dos discursos etnocêntricos e valorização das competências cognitivas superiores.

d. Visão holística do conhecimento, valorização das macroculturas e reflexão que resgate a racionalidade emancipatória.

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 3,0 ponto(s).

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Leia o texto:


A atitude do professor [do ensino fundamental e médio] em relação ao aluno das camadas subalterna parece ser ainda predominantemente pautada por preconceitos e por descrença em sua capacidade de aprender, o que certamente contribui para o baixo rendimento desse aluno. Entretanto, seria indispensável que o professor acreditasse na potencialidade desse aluno, procurasse criar condições que favorecessem seu bom desempenho, valorizasse sua cultura e buscasse promover seu diálogo com a cultura erudita.


(MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A formação de professores e o aluno das camadas populares: subsídios para debate. In: Formação de professores: pensar e fazer. Célia Linhares... [et al.] 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002) (adaptado)


Segundo o autor do texto acima, a superação dessa visão passa pela crença de que:
Escolha uma:
a. No decorrer de sua formação o professor deve aprender gestar os conflitos sociopolíticos para intervir no universo cultural do aluno.
b. No decorrer de sua formação o professor deve aprender técnicas de amorização e afetivação para situar o aluno em seu universo cultural.
c. No decorrer de sua formação o professor deve aprender a ser neutro para não interferir no universo cultural do aluno.
d. No decorrer de sua formação o professor deve ser habilitado para sua atividade docente assimilando o universo cultural do aluno.

Respostas

respondido por: thuanejuliet
0

Resposta:

Questão 2: Letra D

Explicação:

Realizei uma avaliação de Metodologia e a questão 2 era igual. O sistema acusou CORRETA, por isso, estou repassando a resposta.

Perguntas similares