Respostas
Resposta:
Introdução
A viola é um instrumento da familia do violino . É um pouco maior que o violino , mais largo e com tom mais grave. É afinada uma quinta menor que o violino (embora seja difícil de distinguir o som de um violino quando tocado em uma orquestra, amenos que em relação à corda Dó da viola e a Mi do violino).
Tanto o violino como a viola evoluiram diretamente da viola da braccio.Até a palavra italiana violino é um derivado da palavra viola, historiadores são levados a acreditar que a viola pode ter realmente aparecido um pouco antes do violino. Mas muitos violinistas desfrutam da ideia que o violino ocupa o topo da familia
das cordas ,pensando assim que o mesmo seria o primeiro de todos, pelo menos historicamente nada tem sido comprovado.
No início da orquestra, o papel da viola foi apenas de hamozizar. Ela teve muitas vezes as partituras em segundo plano quando o compositor não poderia pensar em mais nada para escrever. A melodia foi deixada ao mais brilhante, maior e mais poderoso violino. Rumo ao século 20, a viola começou a obter um papel mais proeminente, e agora é por vezes caracterizado como um instrumento solo. Durante o verão de 2000, a Orquestra de Cleveland realizou um concerto em que um violinista e um violista eram cada um caracterizado como solistas em uma peça de Mozart.
Historia
Viola é um instrumento de cordas, o mais antigo da família do violino, a que é semelhante em todos os aspectos estruturais. As primeiras violas serviam mais para acompanhamento, visto que tinham mais cordas e seus cavaletes eram menos curvos, de modo a se tocar mais notas ao mesmo tempo. Eram, portanto, instrumentos harmônicos.
Até fins do século XVI, havia mais de dez instrumentos com o nome de viola – Viola da Bracio, Viola Bastarda, Viola d'Amore, Viola da Gamba etc. O nome Viola em alemão é Bratsche, que é uma corruptela de Bracio, que era tocada apoiada pouco abaixo do ombro, no peito.
A partir de meados do século XVII, as famílias Amati, Guarneri e Stradivarius passaram a produzir violas mais parecidas com as de hoje em dia.A viola é um pouco maior de que o violino – a caixa de ressonância varia de 38 a 44 cm – e tem som mais grave. É afinada uma quinta abaixo do violino e uma oitava acima do violoncelo (lá , ré , sól , do). Haydn e Mozart incluíram a viola em seus quartetos de cordas e, no final do século XIX, compositores como Hindemith e Honegger começaram a compor especialmente para esse instrumento. Gaspara da Salo, que foi um proeminente luthier de violoncelo, também foi muito famoso por suas violas e contra-baixos. Originalmente, foi dado a Gaspara o crédito de classificar os instrumentos na familia do violino. Isso foi mais tarde
comprovado como falso quando decisivos instrumentos mais antigos foram encontrados.
Nos anos 80 e 90 foram fabricadas melhores peças para a viola, como compositores começaram a reconhecê-lo mais como um instrumento de direito próprio, com características diferentes.
A viola tem, e sempre terá preconceitos. Muitas pessoas acreditam que violistas são violinistas que não eram suficientemente boas para continuar a desempenhar o papel de violistas. Acreditam também que a viola tem um tom qualidade inferior. Na verdade têm um som muito rico, um profundo tom, e, nas mãos de um bom musico é bastante competente e bonita.
A atitude sobre os próprios musicos também é errada. A música que é escrita para a viola (que é muitas vezes é harmonica) é diferente da do violino mas exige técnicas diferentes. Enquanto os violinos pode utilizar principalmente legato e staccato , violistas usarão mais spiccato . Eles também devem obter mais profundidade de tom quando fazem uso do legato. Além disso, violistas hoje fazem a melodia, que muitas das vezes não é reconhecido.
Explicação: