1) Considerando a gestão e o planejamento de políticas sociais, assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a)A formulação de políticas sociais não pode ser realizada por Assistente Social, que é executor terminal de tais políticas.
b)Planos, programas ou projetos não são meios pelos quais o planejamento se expressa.
c)A gestão democrática exige, entre outros elementos, a estruturação, no aparelho do Estado, de sistemas, benefícios e serviços ofertados à população.
d)O planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma ultrapassada da planificação.
e)Planejamento e gestão pública são polos opostos, porque perseguem instrumentos diferentes, já que o planejamento impede a direção democrática do gestor no interior das unidades plurais de trabalho.
2) Qual o benefício de se trabalhar em rede:
Alternativas:
a)Repassa-se a responsabilidade a outrem.
b)Permite que governo e sociedade civil organizada potencializem suas ações no intuito de garantir os direitos constitucionalmente estabelecidos.
c)Diminui os gastos e enfatiza-se a questão da caridade.
d)Afasta-se o perigo do usuário ficar dependente só de uma instituição.
e)Nenhuma alternativa está correta.
3) Qual a importância de se utilizar os indicadores como instrumento de gestão?
Alternativas:
a)Só o fato de se ter indicadores que retratam a realidade já promove a superação.
b)Porque não atendem a demanda social.
c)Porque representam uma medida controladora.
d)Para dar suporte aos gestores, justificando suas ações e aquisição de recursos junto a sociedade civil somente nos períodos de planejamento.
e)Os indicadores sociais representam uma medida quantitativa com um significado social.
4) Para exercer o controle social com maior resolutividade é preciso:
Alternativas:
a)Manter a ordem, a zona de conflito impede novas estratégias.
b)Ter autoridade e escolher as pessoas certas para participar das discussões.
c)Selecionar a opinião que mais se aproxima da intenção do gestor, evitando assim conflitos sociais.
d)Ter conhecimento da realidade do território.
e)Nenhuma das alternativas estão corretas.
5) A descentralização e a territorialização, remete para uma nova abordagem das manifestações da questão social. Esta estratégia:
Alternativas:
a)É muito boa, porém, impede que o sujeito seja atendido em sua integralidade.
b)Só é uma transferência de responsabilidade.
c)Permite uma intervenção com base em uma realidade local.
d)Trouxe o problema de não viabilizar a transferência de recursos Federais.
e)Nenhuma das alternativas anteriores.
Respostas
Resposta:
respostas da AV1.
Explicação:
1-B 2-B 3-C 4-D 5-A
1) A afirmativa correta sobre a gestão e o planejamento de políticas sociais é: letra C) A gestão democrática exige, entre outros elementos, a estruturação, no aparelho do Estado, de sistemas, benefícios e serviços ofertados à população.
- A população elege democraticamente seus representantes, paga os impostos e respeita as leis. Assim, é obrigação do Estado criar políticas públicas que beneficiem a sociedade.
2) O benefício de se trabalhar em rede é: letra B) permite que governo e sociedade civil organizada potencializem suas ações no intuito de garantir os direitos constitucionalmente estabelecidos.
- Como a alternativa afirma, o trabalho em rede (ações que a sociedade e o governo tomam em conjunto) aumenta a possibilidade de garantia de acesso aos direitos sociais por parte da população.
3) A importância dos indicadores como instrumento de gestão ocorre porque: letra E) Os indicadores sociais representam uma medida quantitativa com um significado social.
- Como a alternativa afirma, um indicador social é, de fato, uma medida de um significado social, usada para substituir, quantificar e operacionalizar (tornar mais concreto) um conceito social abstrato. O autor que faz essa afirmação se chama Paulo de Martinho Januzzi, no livro Indicadores Sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações, de 2004.
4) Para exercer o controle social com maior resolutividade é preciso: letra D) ter conhecimento da realidade do território.
- Ao conhecer bem o próprio território, é possível à população avaliar e controlar de forma mais eficiente as ações tomadas pelo governo no local.
5) A estratégia da descentralização e da territorialização: letra C) permite uma intervenção com base em uma realidade local.
- Ao conhecer a cultura e os problemas locais, o gestor pode criar um planejamento que atenda melhor às necessidades da população.
Para saber mais sobre políticas sociais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/22167911