Abaixo alguns importantes documentos legais que resguardam a Educação Infantil enquanto primeira etapa da educação básica. Constituição Federal de 1988 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI/2010. Base Nacional Curricular para a Educação Infantil - BNCC/2017. Sobre esses documentos podemos afirmar: I-Esses documentos trazem como pressuposto que as crianças são agentes sociais plenos, sujeitos históricos, ativos e criativos, que nas interações que estabelecem no mundo social não se limitam a receber e a se formar, mas transformam, produzem e reproduzem cultura, alterando seu entorno. II-Esses documentos trazem como pressuposto de que as crianças pequenas pouco sabem ou que elas só estarão “preparadas” após os seis anos, quando passarem a frequentar o Ensino Fundamental. III-Esses documentos trazem como pressuposto que as atividades “preparatórias” devem estar presentes na Educação Infantil visando à aquisição de pré-requisitos para as etapas subsequentes. IV- Esses documentos trazem como pressuposto a criança como sujeito protagonista que produz cultura, tem direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas que respeite o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral. Estão corretas apenas as alternativas: I IV. I, II e IV. I, II e III. I e IV.
Respostas
Somente I e IV.
Os documentos acima apresentados (. Constituição Federal de 1988 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI/2010. Base Nacional Curricular para a Educação Infantil - BNCC/2017) apontam para o fato de que as crianças são seres dinâmicos e possuem conhecimentos prévios que devem ser valorizados.
Por conta disso, é papel do educador considerar estes conhecimentos, ao mesmo tempo em que realiza um diagnóstico prévio do contexto socio-espacial em que estão inseridas, para implementar práticas pedagógicas em conformidade.
Resposta:
Abaixo alguns importantes documentos que resguardam a Educação Infantil enquanto primeira etapa da educação básica.
Constituição Federal de 1988.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI/2010.
Base Nacional Curricular para a Educação Infantil - BNCC/2017.
Sobre esses documentos podemos afirmar que eles trazem como pressupostos:
I- A criança como sujeito histórico, que nas interações estabelecidas no mundo social não se limita a receber informações, mas transforma, produz e reproduz cultura, alterando seu entorno.
II- A criança pequena pouco sabe, portanto precisa de atividades “preparatórias” visando à aquisição de pré-requisitos para prepará-la para a vida escolar no Ensino Fundamental.
III- A criança como sujeito protagonista que produz cultura, tem direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas que respeite o seu ritmo, o seu tempo, a sua singularidade, potencializando o seu desenvolvimento integral.
IV- A criança deve vivenciar diferentes aprendizados, novos conhecimentos e habilidades, separadamente, em cada Campo de Experiência, em diferentes momentos do dia a dia escolar.
Estão corretas apenas as alternativas:
II e IV;
I e III;
I, II e III;
I, II e IV;
I e II;
Explicação: