• Matéria: Português
  • Autor: barbarafernandes
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTÃO 5
Este fragmento foi escrito pelo romancista brasileiro Cristovão Tezza.


Como a literatura é talvez a mais lenta das artes, por excesso de proximidade ainda não temos uma imagem nítida da prosa brasileira dos últimos anos. Ou pelo menos da prosa urbana brasileira mais recente, pós-Rubem Fonseca, quando a cidade, já o centro do país há décadas, começa afinal a entrar de modo mais consistente na nossa literatura no que ela tem de “não característico”, “não típico”, “não exótico”. A cidade como um espaço de relações abstratas, desesperançadamente sem mitos, uma rede tentacular mais de funções do que de seres, que na sua urgência parece desprovida de história, infância, silêncio, pais, filhos, árvores, paisagens, luas, saudades ou mesmo a ideia de futuro, um futuro obrigatoriamente luminoso — enfim, um espaço esvaziado de tudo aquilo que ao longo do tempo vem construindo os lugares comuns (não necessariamente os chavões) da literatura.


Cult, abr., 1999. n. 21. p. 15.

O escritor enfatiza que a proximidade com o tempo não possibilita uma imagem nítida da literatura produzida recentemente, no entanto ele evidencia algumas características da cidade contemporânea incorporadas nas prosas brasileiras pós-Rubem Fonseca. Da leitura do comentário de Cristovão Tezza, constata-se que essas características registradas nas obras literárias visam
A)
adotar o espaço urbano, construindo um ambiente fragmentado e com relações de difícil compreensão. Os romances são marcados pela falta de esperança, pela privação de mitos e a incerteza de um futuro promissor.
B)
apostar em temáticas relacionadas com a vida nos centros urbanos. Por causa disso, eles criam personagens adaptados às grandes cidades e que sentem a necessidade de se apropriarem das novas tecnologias.
C)
evidenciar a violência presente nas cidades, dialogando com os meios de comunicação de massa. Todavia, os escritores buscam não banalizar a violência, lançando mão do passado e de mitos, como formas de guiar o presente.
D)
idealizar um futuro iluminado, em que os indivíduos da cidade não irão se importar com a velocidade estabelecida pelos centros urbanos e sentirão a necessidade de ter um contato maior com a natureza.
E)
incorporar a cidade para criticarem as relações estabelecidas pelos sujeitos, relações marcadas pela superficialidade. No entanto, os romances apresentam a esperança de que os indivíduos construirão vínculos mais fortes.

Respostas

respondido por: tata64
3

acredito que seja a reposta d

respondido por: brendaisis
7

Está correta a letra A.

O espaço urbano adotado com o surgimento de uma nova literatura marcada pelo naturalismo e pelo realismo apresenta uma nova necessidade literária de realizar grandes críticas à diversos aspectos urbanos.

Estes estão relacionados com as relações estabelecidas nos centros urbanos, com os personagens que são altamente criticados, por vezes animalizados e pela denúncia de uma burguesia cada vez mais em ascensão.

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