Respostas
Resposta:
A sensibilidade, a nossa sensibilidade, seria uma funcionalidade para a preservação da nossa vida, para a nossa sobrevivência e integridade física e ainda uma aptidão para distinguirmos variações de intensidade de algumas grandezas: temperatura, peso, intensidade luminosa, distância, entre outras.
Resposta:
“sensibilidade” é termo técnico**, termo definido no VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia): sensibilidade dos instrumentos de medição*** é a razão entre as variações da medida (leituras, indicações) e as variações da mensuranda (mensurando, em brasileiro), isto é, a grandeza sob medição.
Explicação:
Sentimos o frio e o calor e tanto um como outro poderão ser confortáveis, ou desconfortáveis, até ao prazer, ou até à dor, respetivamente.
Sentimos a diferença de peso dos corpos quando os suportamos, ou os sopesamos, se as diferenças (de peso/massa?) não forem muito pequenas.
Um relógio em que, por exemplo, o ponteiro dos minutos tenha o dobro do comprimento do de outro relógio tem uma sensibilidade dupla da do mais curto para medir minutos (min): a indicação, ou leitura, é dada pelo arco descrito pela ponta do ponteiro, e se o primeiro ponteiro tem o dobro do comprimento do mais pequeno, então descreve um arco duplo do do ponteiro mais curto**** para a mesma variação da mensuranda.