O pensamento de Freinet até os dias atuais influencia propostas educativas para a educação infantil em muitos países, sendo no Brasil seu ideário altamente divulgado e inspirador de muitas propostas educativas de sistemas de ensino e unidades escolares, principalmente na organização dos espaços educativos, que propiciem às crianças um ambiente acolhedor, prazeroso e estimulante. Um espaço em que a criança possa brincar, criar e proporcionar aprendizagens significativas, com materiais e atividades que tenham o lúdico como parâmetro, e que estejam adequadas ao desenvolvimento da criança. Para o autor a organização do espaço deve ser:
Focada no individual, pois fortalece a socialização e estimula a cooperação entre professores e alunos
Em fileiras em grupo, espaço em que se organizariam atividades específicas
Individual com foco nos espaços, nesta perspectiva, deve ser plural, com muitas escolas encontradas na época
Em cantos de trabalho, espaço em que se organizariam atividades específicas
Grupos para propiciar à criança o despertar de seu interesse e curiosidade, o desenvolvimento da livre expressão
Respostas
A ultima alternativa está correta.
A educação infantil tem grande importância assim como o ensino fundamental e médio, pois é nessa fase que ele é introduzido na rotina escolar, no processo de aprendizagem e socialização.
A estrutura de avaliação da LDB na educação básica parte da avaliação humanizadora faz parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado.
Além disso, a inclusão é um fato dentro do espaço escolar, pois apesar das normas de cada instituição, os alunos precisam vivenciar o processo de socialização, sendo a instituição escolar um local chave para esse entendimento durante a formação.
Resposta:
Em cantos de trabalho, espaço em que se organizariam atividades específicas
Explicação:
A pergunta seria sobre a organização do espaço como deveria ser.