• Matéria: Direito
  • Autor: angelycafs
  • Perguntado 7 anos atrás

Relato de acidente em transmissão de força. O trabalhador, depois de terminar o serviço na serra circular, foi desligar a máquina. O dispositivo de (acionamento e desligamento) fica na parte frontal da máquina, mas por outras máquinas da Empresa terem esse dispositivo na lateral, o trabalhador foi tentar desligar na lateral. Enquanto procurava o dispositivo, sua mão acabou se chocando com as correias, ocorrendo fratura no quarto dedo e lesões no segundo e terceiro dedos. Considerando o acidente apresentado acima assinale a alternativa CORRETA: A transmissão de força deve possuir proteções fixas que impeçam o acesso por todos os lados; por isso, a serra estava em conformidade com a NR 12. O trabalhador foi imprudente colocando a mão na transmissão de força, por isso ele é culpado pelo acidente. O dispositivo de partida da serra foi projetado para não ficar localizada em zonas perigosas, conforme determina a NR 12. O acidente foi determinado por um erro de análise da Equipe de Segurança, que não identificou a ausência de barreira de proteção na transmissão de força. A proteção fixa deve ser mantida fechada de modo permanente por meio de solda ou de parafusos, porcas etc., tornando a remoção ou abertura impossível sem o uso de ferramentas; por isso, a serra estava protegida.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
8

A alternativa correta é a O dispositivo de partida da serra foi projetado para não ficar localizada em zonas perigosas, conforme determina a NR 12.

A Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador.

Medidas de proteção coletiva previstas pela NR-12  são aquelas que envolvem a implantação de proteções físicas fixas nas áreas de risco, como o enclausuramento de sistemas de transmissão por correias e polias.

Espero ter ajudado.

respondido por: endrigophysical
4

Resposta:

O acidente foi determinado por um erro de análise da Equipe de Segurança, que não identificou a ausência de barreira de proteção na transmissão de força.

Explicação:

Barreiras proteção devem ser projetadas e com análise qualitativas e quantitativas, com amplo conhecimento dos projetistas e da equipe de trabalho.

Perguntas similares