Conhecer e reconhecer que a sociedade não indígena se apropria cotidianamente da herança indígena, deveria fazer com que os paranaenses: Escolha uma: a. deixassem de usar adereços como brincos, pulseiras e colares, que são próprios da cultura indígena. b. acreditassem que os povos indígenas que vivem no Paraná não possuem cultura e modo de vida próprios. c. entendessem que, apesar de habitarem o Estado, a cultura dos povos Kaingang, Guarani e Xetá não interfere na cultura paranaense. d. reconhecessem os povos Kaingang, Guarani e Xetá como participantes da construção histórica, cultural, social e política do Estado do Paraná. e. entendessem que não é possível perceber os saberes indígenas na sociedade não indígena.
Respostas
respondido por:
4
O reconhecimento da importância da participação e raízes dos povos indígenas na construção histórica e cultural do estado do Paraná, implica no reconhecimento, também, dos privilégios decorrentes da exploração e apropriação cultural desses povos.
Esse entendimento tem como escopo a necessidade de proteção, não em uma seara paternalista, mas sim de preservação dessas culturas.
A alternativa correta é a D.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás