• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: mkareta
  • Perguntado 7 anos atrás

A coordenação de projetos de uma edificação, obra viária ou de infraestrutura, é uma das etapas mais importantes do processo projetivo e deve ser enfatizada inclusive nas determinações constantes do edital da licitação. A respeito da coordenação de projetos, assinale a alternativa incorreta:
a. Independentemente da polêmica que se estabeleceu entre os conselhos profissionais de engenheiros (Sistema Confea/Crea) e arquitetos (CAU/BR) quanto à atribuição exclusiva para a execução da coordenação das disciplinas de um projeto, a ideia convergente é que tal responsabilidade recaia sobre quem o concebe.
b. Entende-se como responsável pela concepção do projeto, sobre quem recairá a responsabilidade pela sua coordenação, o gestor do contrato, que definiu as diretrizes para a sua elaboração, essas constantes do edital da licitação.
c. Confusão corrente dentro da atividade de projetos é a definição dos termos “coordenação” e “gerenciamento”. Enquanto o primeiro é a ação de integração das disciplinas de um dado projeto (edificações, obras viárias ou de infraestrutura) e dos componentes dessas disciplinas (desenhos gráficos, memoriais etc.), o segundo pode ser entendido como o controle de prazos e processos da elaboração de um projeto, em nível administrativo.
d. Assim como uma representação gráfica deficiente, a coordenação de projetos ineficiente poderá acarretar a elevação dos custos da obra, com retrabalhos e prejuízos à Administração. A ineficiência na coordenação dos projetos pode condenar inclusive a beleza, a funcionalidade e o desempenho do produto final.
R: LETRA B
Para as modalidades “convite”, “concorrência” e “tomada de preços” em uma licitação, há limites de valores que definem o seu objeto e, consequentemente, a sua aplicação. Para objetos cujo valor enquadre-se na modalidade “convite”, poderá também, a critério da Administração, ser adotada a modalidade “tomada de preços”, ou ainda a modalidade “concorrência”, dentro dos preceitos legais.
R: VERDADEIRA
O servidor público é responsável pelos seus atos, praticados no exercício do cargo. No caso dos gestores de contrato de projetos, a aprovação e o recebimento de um Projeto Básico inadequado tem gravidade suficiente para a aplicação de sanções, inclusive pecuniárias.
R: VERDADEIRO
Durante a fase de desenvolvimento do projeto, dependendo do tamanho do seu escopo, este pode ser dividido em várias entregas, chamadas fases. O fiscal do contrato, observando erros ou omissões na documentação de alguma das entregas, deve tomar a seguinte providência:
a. Rescindir o contrato unilateralmente, visto ser essa uma prerrogativa da Administração Pública, nos casos de descumprimento do contrato, conforme preconiza a Lei nº 8.666/1993.
b. Encaminhar denúncia ao conselho profissional do projetista, pois essa é uma obrigação do gestor do contrato, quando identificados erros ou omissões no trabalho do projetista.
c. Emitir relatório de correções a serem efetuadas pelo projetista, disponibilizando o prazo previamente indicado no edital para que este efetue os ajustes e proceda à nova entrega, que poderá coincidir com a fase de entrega seguinte.
d. Desconsiderar tais erros ou omissões, para que se possa cumprir o cronograma do contrato estipulado no edital de licitação do projeto, e proceder à sua correção no momento da execução da obra.
R: LETRA C
É possível afirmar que, embora seja do autor do projeto a responsabilidade pela sua correta elaboração, executando a sua coordenação e compatibilização, o fiscal do contrato tem a obrigação de revisá-lo para o seu aceite e recebimento e, na eventualidade de erros ou omissões, emitir relatório de correções para envio ao projetista.
R: VERDADEIRO
A grande vantagem da tecnologia BIM (Building Information Modelling), para a elaboração de projetos, em relação à tecnologia baseada em sistemas CAD (Computer Aided Design), é que a primeira permite o seu desenvolvimento em modelo em três dimensões, enquanto o sistema CAD trabalha em duas dimensões.
R: FALSO

Respostas

respondido por: agathacavaleiro
4

Resposta:

todas as questões estão corretas

Explicação:

respondido por: makmorales
5

1. Letra B: entende-se que o gestor do contrato é o grande responsável pela responsabilidade sobre o projeto, bem como a coordenação sobre o mesmo.

2. Verdadeiro. Nas modalidades de licitação “convite”, “concorrência” e “tomada de preços” há limitações de valores.

3. Verdadeiro. O servidor público efetivamente é responsável por seus atos que sejam praticados durante o exercício do cargo.

4. Letra C: no caso citado torna-se necessário emitir o relatório de correções a serem realizadas.

5. Verdadeiro. Procede apontar que o fiscal do contrato tem a obrigação de revisá-lo.

6. Falso. Não se pode dizer que o CAD é a primeira tecnologia que permite a elaboração de projetos em três dimensões.

Abraços!

Perguntas similares