Leia o texto abaixo: trata-se da concepção, comum a muitos povos do continente, segundo a qual o mundo é habitado por diferentes espécies de sujeitos ou pessoas, humanas e não humanas, que o apreendem segundo pontos de vista distintos. Os pressupostos e conseqüências dessa idéia são irredutíveis (como mostrou Lima 1995:425-438) ao nosso conceito corrente de relativismo, que à primeira vista parecem evocar. Eles se dispõem, a bem dizer, de modo perfeitamente ortogonal à oposição entre relativismo e universalismo. CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, Rio de Janeiro , v. 2, n. 2, p. 115-144, Oct. 1996 . A concepção a que se refere o texto é: Integralismo Xenofobia Perceptivismo Radicalismo Perspectivismo
Respostas
respondido por:
22
Perspectivismo.
O relativismo cultural pode ser entendido como uma teoria da antropologia que nota as diferentes culturas como sem julgamentos, ou seja, uma visão que se opõe ao etnocentrismo que coloca uma "raça" como soberana a outra.
Além disso, o relativismo cultural é importante pois entendendo essa escola de pensamento, nós enquanto indivíduos não devemos julgar nenhuma cultura, nem da sociedade moderna, quanto as antigas.
respondido por:
4
Perspectivismo
Por eliminação
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás