• Matéria: Sociologia
  • Autor: zeteno
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 5/5 - Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e
Sobre o processo de discriminação racial, estudado correntemente nesta disciplinam, alguns estudiosos debruçaram seus estudos nesta área. Acerca destes pensamentos, leia as assertivas abaixo.


I A corrente que compreendia que há pouca ou nenhuma discriminação racial e grande fluidez entre as raças é a corrente de compreensão majoritária no Brasil.


II Havia apenas um entendimento acerca da democracia racial, que se sustentava na ideia de que a discriminação racial, apesar de ampla e generalizada, é transitória.


III A compreensão de que a discriminação racial era estrutural e persistente entendia que o Brasil era caracterizado pela exclusão racial.





Está correto o que se afirma em:

A I, II, III.
B I, II.
C II, III.
D I
E III

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A alternativa A está correta.

Este termo foi utilizado por Gilberto Freyre para apresentar o mito da democracia racial refletindo sobre a escravidão em uma ótica da dominação.

No período da escravidão, a condição do escravo é historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos vivem situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.

O mito da democracia racial seria a difusão dos direitos para os negros, onde em maioria possuem um grande atraso em relação ao resto da sociedade, podendo ser trazido para os dias de hoje com o sistema de cotas, reforçando as grandes falhas do nosso governo que vem se perpetuando desde o período da colonização.

Perguntas similares