Uma determinada alfaiataria emprega 10 trabalhadores que podem normalmente terminar uma ordem de produção em 112 dias; no entanto, a alfaiataria é propensa a interrupções de energia, e cada falha resulta na perda de um dia inteiro de trabalho. Depois de 61 dias trabalhando em uma determinada ordem de produção, a loja tinha 5 interrupções de energia. No inicio do 62° dia de trabalho, a fim de compensar as interrupções, a gerência contratou 4 novos trabalhadores que trabalham no mesmo ritmo que os outros funcionários. No final, a ordem levou 105 dia para ser concluída. Quantas interrupções de energia a alfaiataria teve depois de trazer os novos trabalhadores?
A) 0 B) 1 C)2 D)3 E) 4
Respostas
Alternativa E: 4.
Inicialmente, veja que até a entrada dos novos funcionários, a equipe completou metade do trabalho, pois houve 56 dias de trabalho (descontando os 5 dias de interrupções) entre os 112 dias necessários.
Agora, vamos adicionar os quatro novos integrantes e vamos calcular em quantos dias eles fariam o mesmo trabalho em relação aos 10 trabalhadores, utilizando uma regra de três inversa.
Contudo, veja que só existe metade do trabalho para fazer, então esses 14 trabalhadores deveriam completar a tarefa em 40 dias.
Por fim, veja que a ordem levou 105 dias para ser concluída. Descontando os 61 dias da primeira etapa, temos um total de 44 dias, sendo que 40 são necessários para os trabalhadores completarem o serviço.
Portanto, podemos concluir que durante 4 dias existiriam interrupções.