Respostas
Qual a diferença entre lixo orgânico e inorgânico?

O que é o lixo orgânico e inorgânico?

O que é o lixo orgânico?

O que é lixo reciclável e orgânico?

Cite pelo menos 2 exemplos de lixo inorgânico criados pelo homem.
Dê o conceito de Lixo orgânico. E fale das suas principais características?
Mas como todo mundo sabe , o lixo orgânico só pode ser reciclado desde que esteja limpo e seco caso contrário o que acontece?
O correto é encaminhar o lixo orgânico para os centros de coleta ou ainda transformá-los em adubo através do processo de compostagem – um método favorável tanto ao meio ambiente, quanto ao solo que receberá um material bastante nutritivo. Qual é esse material?
Cite dois exemplos de lixos orgânicos.
Comente sobre as principais causas da poluição do ar através do lixo inorgânico.
Resposta:
1) Definir "lixo orgânico".
2) Como ocorre a coleta e destinação do lixo em sua cidade?
3) Definir "compostagem" e sua aplicação.
4) Cite três exemplos de lixo reciclável.
5) O que é biogás? Dê um exemplo de sua aplicação.
6) Qual a destinação correta do chamado "lixo hospitalar"?
7) Defina "lixo industrial".
8) Atualmente, qual é o elemento presente no lixo que causa mais prejuízos ao meio ambiente?
9) Definir "aterro sanitário"
10) Definir "coleta seletiva".
Explicação:
Segue agora o gabarito.
1) Lixo orgânico é aquele conjunto de elementos constituídos por restos de alimentos, cascas de frutas e legumes e dejetos.
2) Em Belo Horizonte, por exemplo, a coleta é feita em três categorias: lixo orgânico, lixo hospitalar e luxo comum.
Existem veículos especiais para a coleta e compactação desses tipos de lixo.
3) Dá-se o nome de compostagem ao processo usado para fazer o chamado adubo orgânico, com aplicação em cultivos com o as hortaliças e plantas ornamentais, e adubação de canteiros e jardins da cidade. Basicamente, consiste na trituração do lixo orgânico (especialmente restos vegetais e dejetos animais) e abafamento, para que a própria fermentação do material o transforme num composto que se utiliza como adubo.
4) Garrafas pet, latas de alumínio e embalagens de papelão.
5) Biogás é o gás resultante da decomposição da matéria orgânica, e seu principal componente é o gás metano. Tem aplicação como gás para cozinhar e para aquecimento doméstico.
6) O lixo hospitalar é constituído por materiais perfurocortantes, restos de curativos e resíduos de tecidos humanos, e portanto tem grande capacidade de contaminação. Por isso, seu destino correto é a incineração.
7) Lixo industrial é aquele lixo produzido em processos de produção industrial, e tem em sua composição, entre outros elementos, metais pesados, corantes de estamparia têxtil, substâncias ácidas, etc, muito contaminantes para o meio ambiente.
8) O plástico - ele chega aos cursos d'água e daí aos oceanos, causando incalculável prejuízo para o ecossistema marinho.
9) Aterro sanitário é uma área, afastada do grande centro urbano, onde se deposita todo o lixo produzido, e à medida em que vai sendo depositado, depois da devida separação, é feita uma compactação do solo. Em seguida, instalam-se tubos para drenagem do gás. É nesse local também que se faz a incineração do lixo hospitalar.
10) Coleta seletiva é o nome que se dá ao processo de recolhimento do lixo doméstico por categorias - como papéis, plástico, metais, vidros e orgânico.