• Matéria: Administração
  • Autor: pablofabricio12
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar! exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos.

Respostas

respondido por: winederrn
24

Como exemplo de organização pública, podemos destacar: Caixa Econômica Federal ou CAIXA (Empresa Pública Federal).

Nessa organização, o nível de burocracia é altíssimo, muito por conta da atividade econômica - produtos e serviços bancários - que a empresa realiza. Nessa realidade, a burocracia (excesso de formalidades) é vista quando o cidadão precisa resolver algum problema relacionado à conta pessoal, aos programas sociais e aos serviços da área da habitacional.

Por fim, a CAIXA alega que essa burocracia acontece para proteger os seus clientes de golpes que estão ocorrendo dentro e fora das agências.

Espero ter ajudado. :)

respondido por: bibalimeira
7

Resposta:

Conforme estudamos na unidade 1 e, segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos” porém não é o que vemos na prática em diversos tipos de organizações, principalmente em bancos. Para o público em geral a burocracia não serve para garantir eficiência e sim para atrasar mais processos que em tese deveriam ser fáceis e ajudar o consumidor. É o que vemos na Caixa Econômica Federal.

Por se tratar de uma instituição centenária, a Caixa possui um alto nivel burocrático e aparentemente não tem a intenção de se modernizar tão cedo. Para abrir uma conta ainda é necessária a apresentação de diversos documentos, assinatura presencial de várias páginas de um contrato e quase nada pode ser resolvido pela internet havendo a necessidade de se dirigir á uma agência e fazer a solicitação presencialmente. Para solicitar por exemplo a liberação de certas funcionalidades do app você precisa ir até a agência e conversar com o gerente para que ele libere a função.  

Mesmo alegando que a burocracia serve para a proteção do cliente, pelo menos no caso da Caixa, em alguns casos, ela serve apenas para dificultar o acesso de pessoas a funções que outras instituições fazem diretamente online, sem a necessidade de tantos papéis e tantos trâmites, o que agilizaria a obtenção de benefícios sociais, aberturas de conta mesmo que seja só poupança, etc.

Explicação:

Perguntas similares