• Matéria: Sociologia
  • Autor: AdrianaNascimento22
  • Perguntado 7 anos atrás

As coisas que inventamos e produzimos começam a inverter a relação se tornando viva e nós mortos, as coisas se tornam sujeitos e nós objetos. Explique essa frase

Respostas

respondido por: dreiscarneirogabriel
0

Essa frase pode ser explicada dentro de dois distintos setores sociais.

Em relação ao trabalho, a mecanização do segundo setor econômico (indústria) e do primeiro setor econômico (rural) promoveram, principalmente em países emergentes, um grande número de desempregados que tiveram que migrar em massa ao setor do comércio informal. As coisas inventadas para facilitar e viabilizar relações de trabalho foi o carma do ser humano, o tornando inútil, incompetente e menos importante.

Em relação à interperssoalidade, as invenções humanas se fazem tão úteis quando se trata de entretenimento que conseguem substituir um abraço, um olhar, uma conversa... As máquinas alcançaram maior papel de sujeito que o homem, já que as invenções são preferência do proprio humano. Como diria Thomas Hobbes: "O homem é lobo do próprio homem"

As consequências desse fenômeno social: desigualdade social, desempregados, doenças psicológicas e subvalorização do ser humano são exemplos.

Perguntas similares