• Matéria: Português
  • Autor: apbalbinot1
  • Perguntado 7 anos atrás

o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: Primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em LYRA, P. O que é poesia. São Paulo: Editora Ática, 1986. p. 7.

Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base Análise de textos literários: poesia, assinale a única alternativa correta quanto ao processo de transição da condição abstrata da poesia para a concretude do poema:

A
A percepção da poesia como elemento constituinte de alguns entes da realidade é exclusividade do poeta.

B
O poema tem a sua existência limitada apenas ao abstrato, já que está nos entes, mas não é concreta.

C A poesia se manifesta no trânsito entre o abstrato e o concreto, pela ação do poeta na composição do poema.
D
A existência literária da poesia relaciona-se à percepção que qualquer indivíduo tem dela antes de o poema existir.

E A existência da poesia é limitada à sua concretização por meio da composição de um poema.

Respostas

respondido por: brendaisis
3

Letra b.

O poema está intimamente relacionado com a ideia de concreto e abstrato que o autor do mesmo tem. Ela está diretamente também relacionada com o imaginário do compositor, e é de essencial importância para a sua percepção posteriormente em quem for ler tal composição.

Assim, a percepção objetiva do autor influencia de forma direta na composição do poema e posteriormente, na concepção que os leitores terão sobre o mesmo.

Perguntas similares