Respostas
Explicação:
Pontos positivos:
Com a saída do bloco, o Reino Unido poderá retomar a autonomia de sua política interna, decidindo como fazer investimentos em setores públicos.
Haverá maior administração de seu crescimento econômico, visto que terão liberdade para negociar diretamente com outras nações.
Além disso, aumentaria também o controle sobre suas fronteiras e as políticas de imigração, o que tem sido uma preocupação para grande parte dos britânicos.
Pontos negativos:
O impacto imediato que se tem é a desvalorização da libra esterlina, que teve sua maior queda nos últimos dez anos logo após a decisão do referendo.
Esse fato demonstra o grau de incerteza em relação ao papel econômico do Reino Unido individualmente.
Acontece que a maior parte do mercado consumidor dos produtos britânicos são outros países-membros.
Caso a União Europeia não mantenha os acordos econômicos, a demanda desses produtos cairá, aumentando os valores de exportação e diminuindo os lucros.
Algumas empresas e bancos podem preferir transferir suas instalações para outros países, a fim de manter os acordos do mercado comum europeu. Isso tende a gerar uma queda no número de empregos.
Ainda é incerta a situação tanto de outros europeus vivendo no Reino Unido quanto de britânicos em outros países do bloco, já que não existiria mais o acordo de livre circulação entre eles.
A desintegração do próprio Reino Unido é uma possibilidade que está sendo debatida. Isso porque a Escócia já fez uma proposta de novo referendo para decidir se continua parte do Reino Unido.
A Irlanda do Norte também se questiona sobre o possível aumento da rigidez fronteiriça com a Irlanda se eles saírem do bloco.