• Matéria: Sociologia
  • Autor: mendon
  • Perguntado 7 anos atrás

O assunto cidadania aparece frequentemente na mídia, nos discursos de políticos e capitalistas, na fala de intelectuais e de pessoas comuns. Mas apesar de muito comentado, o termo é pouco compreendido por aqueles a quem deveria interessar mais, os indivíduos que integram o povo.

Considerando o tema cidadania analise as afirmativas abaixo.



I- A rigor podemos definir a cidadania como um complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma Nação, complexo que abrange direitos políticos, sociais e civis.

II- Cidadania é sobretudo uma ação política construída paulatinamente por homens e mulheres para a transformação de uma realidade específica, pela ampliação de direitos e deveres comuns.

III- O voto não é uma garantia a cidadania, nem a cidadania pode ser resumida ao exercício do voto. Muitas vezes a cidadania é confundida com democracia, ou seja com o direito de participação política.

É correto o que se afirma em:


III, apenas.




I, II e III.


I, apenas.


II, apenas.


II e III, apenas.

Respostas

respondido por: dayarastos
9

Todas estão corretas.

  • Um cidadão tem direitos garantidos pelo Estado, pode expressar suas ideologias e contribuir para sociedade, mas tem responsabilidades também.
  • A cidadania se caracteriza inclusive pela responsabilidade de transformar a sociedade e lutar pela garantia de um bem estar comum, isso pode ser feito sim através do voto, porém não apenas dessa forma.
  • Não se pode reduzir o conceito de cidadania ao ato de votar, já que nosso papel vai muito mais além! E de fato, direito de voto não é o mesmo que cidadania, já que o direito de participação politica é só um dos tantos que devem ser garantidos a nós, como o de praticar a fé ou a sexualidade livremente (contanto que não prejudique ou viole a liberdade dos demais).

Espero ter ajudado de alguma forma, tentei ser objetiva.

Perguntas similares