Podemos entender que o movimento social é resultado da incapacidade do Estado de atender as necessidades de seus cidadãos. Segundo os pilares da sociologia, temos três formas de analisar o movimento social:
I. O marxismo vê que a sociedade capitalista se desenvolve de forma contraditória, já que a produção é realizada por todos, “as casas são produto do trabalho coletivo, mas a apropriação, o consumo é privado” (TOMAZI, 2000, p. 224); isto é, apenas para alguns.
II. A segunda forma de análise é a dos denominados neopositivistas, que recebem influência da teoria de Durkheim. Segundo essa forma de pensar, o movimento social não representa um conflito, mas um desequilíbrio social; pois não existem desigualdades sociais entre as classes, sendo que a ordem deve ser instaurada por meio do atendimento das reivindicações ou pela ação da polícia.
III. A terceira forma de análise é a culturalista, fundamentada na teoria de Weber, a qual busca os aspectos subjetivos, isto é, se preocupa em compreender os discursos e as representações que os indivíduos têm de suas práticas.
Entendendo as ações dos indivíduos, se entendem os movimentos sociais.
Ao analisar a afirmativas é correto:
a. A afirmativa I está correta.
b. A afirmativa II está correta.
c. A afirmativa III está correta.
d. Todas estão corretas.
Respostas
respondido por:
9
Apenas a alternativa I está correta.
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.
respondido por:
0
D. TODAS ESTÃO CORRETAS
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
I. O marxismo vê que a sociedade capitalista se desenvolve de forma contraditória, já que a produção é realizada por todos, “as casas são produto do trabalho coletivo, mas a apropriação, o consumo é privado” (TOMAZI, 2000, p. 224); isto é, apenas para alguns