A doença que ocorre em espécie vegetal não é a regra, e sim a exceção, pois apesar da ampla gama de fitopatógenos existentes na natureza, poucos são capazes de induzir sintomas de doenças em uma determinada espécie vegetal. Dessa forma, é possível definir resistência como a habilidade da planta em suprimir ou retardar o desenvolvimento de um fitopatógeno em seus tecidos.
AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; BERGAMIN FILHO, Armando. Manual de fitopatologia: princípios e conceitos. 4.ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 2011. 704 p.
De acordo com a resistência das espécies vegetais aos fitopatógenos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Na resistência qualitativa uma planta sem sintomas aparente de doença é denominada de resistente, e uma planta com sintomas de doença é considerada suscetível.
( ) A resistência de não-hospedeiro é a resistência natural da planta, sendo a forma mais comum e durável na natureza.
( ) A resistência quantitativa, também chamada de resistência horizontal, é herdada por vários genes do hospedeiro e efetiva contra várias raças do patógeno.
( ) A resistência qualitativa, também conhecida como resistência horizontal, é herdada por um ou poucos genes do hospedeiro, sendo efetiva somente a determinadas raças do patógeno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
V – F – V – F.
b.
V – V – F – F.
c.
V – V – V – F.
d.
F – F – V – V.
e.
V – F – V – V.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
letra C vvvf
Explicação:
corrigindo pelo ava
respondido por:
2
Resposta:
Letra C
V – V – V – F.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás