Atente para a afirmação:
“[...] seguindo o movimento mais geral da política, houve a emergência do subcampo político/burocrático do esporte, composto por inúmeras instituições, agentes e objetos em disputa. [...] Mais recentemente, ganha espaço no subcampo o processo de espetacularização das políticas públicas, em especial por meio da realização dos megaeventos esportivos”.
Considerando a afirmação e os conteúdos do texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil sobre o campo esportivo brasileiro na década de 1940, é correto afirmar que:
A
Foi um período de fortalecimento das relações de dependência tutelada pelo Estado com o esporte.
B Foi o período de incorporação das práticas esportivas europeias pela elite brasileira, para fins de saúde.
C
Esta década se caracteriza pela liberdade que as organizações esportivas tinham em sua administração.
D
Destaca-se, neste período, a participação popular em órgãos decisórios, como o Conselho Nacional de Desportos.
E
Na história do campo esportivo, essa década ficou marcada pela consolidação do esporte como direito social.
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
Letra A
Explicação:
“A década de 1940, para o campo esportivo no Brasil, é, portanto, crucial. Se, por um lado, é possível afirmar que essa etapa acolheu um verdadeiro processo de popularização e massificação do esporte, apoiado pelo Estado, por outro, vale destacar que tal processo não significou a democratização do esporte ou a sua consolidação como um direito social. [...] Também a perda ou a fragilização da autonomia relativa da sociedade para se organizar esportivamente, associada à estatização do campo esportivo, provocou o fortalecimento de relações de dependência tutelar entre o esporte e o Estado” (texto-base, p. 47).
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás