um corpo de massa 4,0k encontra inicialmente em repouso e é submisso a ação de uma forca cuja a intencidade e igula a 60 N. calcule o valor da aceleração adquirida pelo carro.
Respostas
Resposta:
Olá
Para resolver esse exercício usaremos a segunda Lei de Newton, que diz que “A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.”.
A formula utilizada será: F = m x a, onde F= força ; m= massa ; e a= aceleração.
No seu exercício
F= 60 N
m= 4 kg
a= x
Para descobrirmos a aceleração nós dividimos a força pela massa, a formula fica: a = m ÷ F
Logo:
a = 4 ÷ 60
a = 15 m/s²
Espero ter ajudado
Explicação:
Resposta:
O corpo estava,inicialmente, em repouso logo sua velocidade era constante e igual a 0 pois ele não se deslocava, e se sua velocidade era constante não havia aceleração( pq a aceleração é a grandeza física que varia a velocidade)e pela primeira lei de Newton sabemos que um corpo que mantém sua velocidade constante permanece em um estado de inércia com a força resultante igual a 0.
Só que ele é submetido a uma força de 60N e a força é a grandeza física responsável por ,entre outras funções, alterar o estado de inércia de um corpo e alterando sua inércia ela estará alterando sua velocidade e se ela altera a velocidade surge uma aceleração e como não há nenhuma força na horizontal contrária a essa de 60N ela se torna a força resultante que pode ser calculada através da equação fundamental da dinâmica que é descrita na segunda lei de Newton:
Fr = m . a
60 = 4a
a = 60/4
a = 15 m/s²
Explicação: