• Matéria: Química
  • Autor: Sumeno
  • Perguntado 7 anos atrás

Em questão de Química, Biotecnologia e afins.
Assim como o Diamante e o Grafite, o Grafeno é uma forma alotropica do carbono.
O Grafite é feito de milhões de camadas de Grafeno empilhadas uma em cima da outra em forma hexagonal composta por átomos de Carbonos.
Se um Grafite são milhares de Grafenos, por que essa simples e única camada consegue obter características melhores do que vários de si mesmo, formando assim o Grafite?

Respostas

respondido por: maayneves321
1

O grafeno é uma folha plana de átomos de carbono em ligação sp2 densamente compactados e com espessura de apenas um átomo, reunidos em uma estrutura cristalina hexagonal. O nome vem de grafite + -eno; o grafite em si consiste de múltiplas folhas arranjadas uma sobre a outra. O nome grafeno foi apresentado pela primeira vez em 1987 por S. Mouras e colaboradores enquanto estudavam as camadas de grafite intercaladas por compostos.[10]

O grafeno foi oficialmente definido na literatura química em 1994[11] pela IUPAC como:

Uma única camada da estrutura grafítica pode ser considerada como o último membro da série de naftalenos, antracenos, coronenos, etc., e o termo "grafeno" deve, portanto, ser utilizado para designar a camada individual de carbono em compostos de intercalação de grafite. O uso do termo "camada de grafeno" é também considerada para a terminologia geral dos carbonos.


Sumeno: Só queria entender o pq quando mais "camadas de Grafeno colocada-se" uma em cima da outra acaba tornado o elemento mais frágil em relação a ele mesmo simples
Perguntas similares