Em nível mundial, muitos estudos são desenvolvidos a fim de compreender a ação do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social de um país. Apesar de muitos estudiosos terem constatado que o empreendedorismo é uma mola propulsora para o desenvolvimento em nível econômico ou social, no Brasil, pouco tem sido feito quanto a políticas públicas de fomento ao empreendedorismo social.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap. 4. São Paulo: Laureate, 2019.
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A área de fomento ao empreendedorismo de impacto social é – antes de mais nada – uma área híbrida. Portanto, cabe ao Estado as ações de “fomento”, cabe aos atores empresariais as ações de “empreender” e cabe a ambos juntos a construção de uma arena efetiva de ação pública empreendedora.
PORQUE
II. Os empreendedores sociais são definidos como produto da ascensão social, sendo movidos pelo inconformismo, por ideias e soluções para as resolver as disfunções existentes nas empresas em que atuam.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
O empreendedorismo social é bastante recente, e visa entregar valor a sociedade através de projetos transformadores.
O empreendedor é a pessoa que mais se expõe a riscos financeiros, psicológicos e sociais no mundo. Ele aplica o próprio dinheiro, tempo, esforço e o seu próprio nome a riscos grandes demais, a qualquer momento o seu negócio pode ruir, sofrer com crises, enfrentar baixas.
O empreendedorismo social é uma forma de criar soluções e de ter ideias para resolver disfunções existentes nas empresas e na sociedade.
Espero ter ajudado!
As asserções I e II são proposições falsas.
Acabei de corrigir com o gabarito da universidade!
Resposta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
A área de fomento ao empreendedorismo é – antes de mais nada – uma área híbrida. Portanto, cabe ao Estado as ações de “fomento”, cabe aos atores empresariais as ações de “empreender”, cabe a ambos juntos a construção de uma arena efetiva de ação pública empreendedora. Por outro lado, os empreendedores sociais são definidos como vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, com atitude de inconformismo e crítica não se acomodando diante do cenário de injustiças.