Respostas
Resposta:
dalton esfera maciça e indivisivel conhecido cono bola de bilhar thonson pudim de passas elétron incrustado no núcleo sem nêutrons Rutherford próton no núcleo e elétron na eletrosfera modelo planetário Bohr elétron e próton no núcleo e elétron eletrosfera
Modelo atômico de Dalton
Para Dalton, o átomo era uma partícula maciça, esférica e indivisível.Ele descrevia o átomo como uma bola de bilhar, só que bem menor.
Modelo atômico de Thomson
Thomson realizou um experimento no qual percebeu que todas as partículas estavam carregadas de cargas negativas.Assim, Thomson propôs um modelo atômico no qual o átomo fosse uma esfera maciça e positiva, com elétrons de carga negativa distribuídos na esfera. Pela descrição, esse modelo foi apelidado de “pudim de passas”.
Modelo atômico de Rutherford
Rutherford propôs o seguinte modelo: “o átomo é formado por um núcleo pequeno, com carga positiva, no qual se concentra quase toda a massa atômica. Ao redor do núcleo estão os elétrons, de carga negativa.”
Para explicar porque os elétrons não eram atraídos para o núcleo, já que são eletricamente opostos, Rutherford propôs uma comparação com o sistema solar, no qual os elétrons estariam girando em torno do núcleo em órbitas circulares e em alta velocidade
Modelo atômico de Bohr
No modelo de Bohr, o núcleo do átomo é formado pelos prótons de carga positiva e nêutrons de carga neutra. Ao redor do núcleo, os elétrons de carga negativa giram, distribuídos em camadas de energia.