O homenageado da 17ª Festa Literária de Paraty (Flip) foi Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, uma obra cuja atualidade foi discutida no evento. Com base no texto ‘Os sertões’ tem que ser lido todos os dias, enquanto persistir a situação dos pobres brasileiros, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Cultura e Arte. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. I. Euclides da Cunha debruçou-se sobre o massacre de Canudos ao perceber a integridade dos relatos oficiais que publicavam-se à época. II. Euclides da Cunha bateu recorde brasileiro com a publicação de Os Sertões, ganhando três edições nos três primeiros anos de publicação. III. Galvão, ao encerrar a conferência de abertura da 17ª Flip, observa que as violências narradas na obra Os Sertões ainda permeiam nossa sociedade. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Respostas
Resposta:
F, V, V
Explicação:
I. Euclides da Cunha debruçou-se sobre o massacre de Canudos ao perceber a integridade dos relatos oficiais que publicavam-se à época.
- Falso - "Euclides debruçou-se sobre o massacre de Canudos ao perceber a desonestidade dos relatos oficiais que publicavam-se à época."
II. Euclides da Cunha bateu recorde brasileiro com a publicação de Os Sertões, ganhando três edições nos três primeiros anos de publicação.
- Verdadeiro - "Os Sertões, publicado em 1902, bateu um recorde brasileiro à época ao ganhar três edições nos três primeiros anos de publicação."
III. Galvão, ao encerrar a conferência de abertura da 17ª Flip, observa que as violências narradas na obra Os Sertões ainda permeiam nossa sociedade.
- Verdadeiro - "Fazendo eco de suas palavras, Walnice Nogueira Galvão encerrou a conferência de abertura lembrando que as violências narradas na obra euclidiana perduram na sociedade brasileira atual. "
Resposta:
F - V - V
Explicação: