Seja bem vindo(a) à nossa questão aberta da disciplina de "Normas e Práticas", observe que esta questão vale 21 pontos e, por isso, sugiro que você se dedique ao máximo buscando complementar sua resposta à medida que for avançando nas semanas de estudos para garantir 100% da pontuação.
1ª Parte - Conceitos sobre sociedades empresárias (05 pontos).
Independente da nova legislação, sabemos que a lei 6.404/76 regulamenta e continua regulamentando não só a sociedade por ações como também toda a normatização e prática contábil no âmbito nacional. Portanto, independente da sociedade ser anônima ou não, nós contadores e futuros contadores, devemos seguir tais procedimentos, normatizações e práticas em toda e qualquer empresa registrada nos órgãos federais, ou seja, inscrita no CNPJ.
Você deve ter percebido que as possibilidades de escolha entre os diversos tipos de sociedade são grandes, não é mesmo? Portanto é preci
Respostas
Uma sociedade empresarial corresponde a um grupo de pessoas que têm em comum o objetivo de exercer determinada atividade econômica de uma forma profissional e economicamente rentável através da colocação dos seus bens ou serviços no mercado. Assim, existem os seguintes tipos de sociedade que se podem constituir:
Sociedade Simples Pura, normalmente relacionada com parcerias profissionais de prestação de serviços.
Sociedade Limitada, em que a empresa é constituída com o investimento dos sócios na formação do capital social e, com um dos sócios a ser responsável pela empresa.
Sociedade em Nome Coletivo, em que os sócios respondem pelas dívidas da empresa de forma ilimitada.
Sociedade em Comandita Simples, quando a sociedade é composta por sócios que fazem parte do capital da empresa mas não da administração e o inverso.
Sociedade Comandita por Ações, sendo o capital constituído por ações ou quotas em que apenas os sócios administradores têm responsabilidade ilimitada.
Sociedade Anónima, composta por vários sócios com o capital dividido por quotas ou ações e, podem ser de capital aberto ou fechado.
Sociedade Corporativa, com a finalidade de prestar serviços, sem fins lucrativos.
Sociedade em Conta de Participação, composta por duas ou mais pessoas, sem a constituição efetiva de uma firma.
Sociedade de Advogados, sociedades compostas por advogados, com regras diferentes das restantes sociedades.