por meio dessa imagem que outras informações podem ser sugeridas sobre o povo que confeccionou esse vaso
Respostas
Resposta:
É possível uma sociedade se comunicar através da arte? Será que no passado, alguma civilização alcançou um refinamento tão alto, que pôde desafiar o tempo registrando sua visão do mundo, pela manifestação artística em artefatos de cerâmica? Embora polêmica, essa realidade existiu ao menos de forma parcial no litoral norte do Peru! A cultura Mochica viveu nessa região entre I e VIII dC. Formaram uma nação de guerreiros, uma sociedade estratificada, que se dedicava com igual paixão à guerra, aos sacrifícios humanos e também à arte da cerâmica e metalurgia.
Não é nenhum absurdo dizer que a cerâmica mochica está entre as melhores e mais representativas dos povos do passado. Possuíam uma sensibilidade estética extraordinária! Criaram vasos e esculturas com um realismo impressionante, que superava em muito, o de outros grupos pré-colombianos como os mexicas, maias ou incas. Suas peças mais famosas são conhecidas como “huacas-retratos”: vasos com gargalos, normalmente de uso cerimonial.
Esses vasos representavam vários aspectos de sua sociedade, como o cotidiano das pessoas e até mesmo cenas de sexo explícito! Esses últimos, de grande sucesso nos museus peruanos!
É surpreendente também o humor, a humanidade e a representação da natureza em suas peças. Podemos encontrar cenas de mulheres grávidas tendo seus bebês, representações de cães, macacos, pássaros, vegetais, idosos trabalhando, pessoas rindo, tocando instrumentos musicais, vestindo trajes típicos ou pescando. A representação social era tão profunda, que até mesmo anões e deficientes físicos eram retratados. Arqueólogos conseguiram inclusive, identificar diversas doenças do passado, retratadas nas deformidades físicas existentes nos vasos mochicas.
Enfim, uma infinidade de temas que incluía também sua relação com o mundo mitológico, de onde surgiam seres monstruosos e deuses pouco amigáveis, como Ai-Apaec: deus do céu e das montanhas, quase sempre representado segurando um machado e uma cabeça degolada.
Dois fatores foram fundamentais para essa produção fabulosa dos vasos mochicas: existia uma casta especializada e financiada pela elite, que se dedicava unicamente a produção dessa arte e; os ceramistas mochicas tinham amplo conhecimento e domínio sobre o uso da argila e de seu processo de queima. E ao contrário de outros povos americanos, a totalidade de seus trabalhos era feita basicamente sobre duas tonalidades: o branco-creme e o vermelho-ocre! Hoje, pela sua qualidade, as coleções de arte mochica ganhar destaque nos museus peruanos e mundiais.
Explicação:
Bom isso é muito grande basta você pegar só uma parte