Um dos pontos salientados no texto nos diz que o consumo de alimentos e bebidas açucaradas é um fator de risco para obesidade. Assim, qual hormônio pancreático poderia influenciar esse processo? Explique o mecanismo bioquímico pelo qual o consumo excessivo de carboidratos leva ao acúmulo de lipídios na forma de tecido adiposo.
Respostas
O hormônio pancreático poderia influenciar esse processo é a insulina.
A insulina é um hormônios peptídio formado por uma cadeia de aminoácidos, esse hormônio é produzido junto com o glucagon pelo pâncreas, um dos principais órgãos do corpo, pois ele permite que a glicose seja carreada para dentro das células.
Os carboidratos são voláteis, sendo impossível estoca-los por muito tempo, e para isso ele é quebrado em moléculas duplas de carbono que irão ser metabolizadas em ácidos graxos, que serão armazenados nos adipócitos.
Espero ter ajudado!
O hormônio a que o texto se refere é a insulina, a qual é compreendida como um hormônio hiperglicemiante, ou seja, apresenta a função de manter a glicemia elevada.
Todavia, em relação ao consumo de alimentos e bebidas açucaradas, a sensibilidade da insulina à glicose tende a aumentar drasticamente, pelo maior contato com elevados níveis, o que passa a promover uma resistência, gerando a obesidade.
O excesso de carboidratos, portanto, passa a ser armazenado sob a forma de gorduras, mediante o excesso de energia, contribuindo para a obesidade e diabetes.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/36259347