Os sistemas do corpo humano.(Quais são?Quais suas funções? Quais são os órgãos que o compõem?Qual a função desses órgãos?)
Respostas
Resposta:
Esse assunto chama-se de fisiologia humana!
O corpo humano é formado pelos sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor masculino e feminino, esquelético, muscular e linfático.
Sistema Cardiovascular ou sistema Circulatório:
É responsável pela circulação do sangue, de modo a transportar os nutrientes e o oxigênio por todo o corpo.
Órgãos:
Coração e os vasos sanguíneos
Função dos Órgãos:
Coração: O coração, órgão central do sistema circulatório, é um órgão muscular oco responsável pelo bombeamento de sangue mediados por dois movimentos: sístole (contração) e diástole (relaxamento)
Vasos Sanguíneos: Os vasos sanguíneos, locais por onde circulam o sangue pelo corpo, são órgãos tubulares distribuídos por todo o organismo.
Eles são formados por veias e artérias, que por sua vez, formam os vasos capilares.
Sistema respiratório:
O sistema respiratório é responsável pelo processo de respiração, ou seja, na absorção do oxigênio e na eliminação do gás carbônico que é retirado das células.
Órgãos:
Cavidades Nasais, Faringe, Laringe, traqueia, pulmões e brônquios.
Funções dos Órgãos:
Cavidades Nasais: As cavidades nasais são dois condutos paralelos revestidos de mucosa e separados por um septo cartilaginoso, que começam nas narinas e terminam na faringe.
No interior das cavidades nasais, existem pelos que atuam como filtro de ar, retendo impurezas e germes, garantindo que o ar chegue limpo aos pulmões.
A membrana que reveste as cavidades nasais contém células produtoras de muco que umidificam o ar. Ela é rica em vasos sanguíneos que aquecem o ar que entra no nariz.
Faringe: A faringe é um tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar, portanto, faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório.
Laringe: A laringe é o órgão que liga a faringe à traqueia. Na parte superior da laringe está a epiglote, a válvula que se fecha durante a deglutição.
Este é também o principal órgão da fala. Nela estão localizadas as cordas vocais.
Traqueia: A traqueia é um tubo situado abaixo da laringe e formado por quinze a vinte anéis cartilaginosos que a mantêm aberta.
Este órgão é revestido por uma membrana mucosa, e nela o ar é aquecido, umidificado e filtrado.
Brônquios: Os brônquios são duas ramificações da traqueia formados também por anéis cartilaginosos.
Cada brônquio penetra em um dos pulmões e divide-se em diversos ramos menores, que se distribuem por todo o órgão formando os bronquíolos.
Pulmões: O sistema respiratório é composto por dois pulmões, órgãos esponjosos situados na caixa torácica. Eles são responsáveis pela troca do oxigênio em gás através da respiração.
Sistema Digestório:
Ele é formado por um conjunto de órgãos que atuam no corpo humano.
A ação desses órgãos está relacionada ao processo de transformação do alimento, que tem o objetivo de ajudar na absorção dos nutrientes.
Tudo isso acontece por meio de processos mecânicos e químicos.
Órgãos:
Tubo digestório alto: Boca, faringe e esôfago.
Tubo digestório médio: Estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
Tubo digestório baixo: Intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide e o reto).
Órgãos anexos: Glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Funções do Órgãos:
Boca: A boca é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo.
Faringe: A faringe é um tubo muscular membranoso que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago.
Esôfago: O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo.
Estômago: O estômago é uma grande bolsa que se localiza no abdômen, sendo responsável pela digestão das proteínas.
Intestino delgado: É revestido por uma mucosa enrugada que apresenta inúmeras projeções. Está localizado entre o estômago e o intestino grosso e tem a função de segregar as várias enzimas digestivas. Isto dá origem a moléculas pequenas e solúveis: a glicose, aminoácidos, glicerol e etc.
Intestino grosso: É local de absorção de água (tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas), de armazenamento e de eliminação dos resíduos digestivos.
EXISTEM VÁRIOS SITES SOBRE ESSE ASSUNTO:
ESSE ASSUNTO É BASTANTE EXTENSO, EU VOU COLOCAR, UM SITE QUE ELE É BASTANTE COMPLETO E É MELHOR ESTUDAR PRIMEIRO ANATOMIA ( SE VOCÊ FOR DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO)
É SÓ UMA DICA!
PROCURA NO GOOGLE O SITE AULA DE ANATOMIA.
ELE É ÓTIMO.